Cursos / Redes de Computadores / Conceitos de Banco de Dados / Aula

arrow_back Aula 02 - Introdução à Linguagem SQL e Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados

Considerando o resumo apresentado na lista anterior, escolhemos o MySQL como exemplo de SGBD a ser utilizado em nossa disciplina. A partir de agora, vamos ensinar você a instalar e configurar o ambiente. Após isso, você já estará apto a entrar no mundo maravilhoso da linguagem SQL.

Instalando o MySQL

Como vimos anteriormente, o MySQL é o SGBD de código aberto mais popular no mundo atualmente. Por isso, nós o utilizaremos nas nossas aulas. A versão que utilizaremos será a versão MySQL Community Server 5.7.21. Versões mais recentes deverão ser lançadas e possivelmente poderão ser compatíveis com nosso material.

Para instalar o MySQL Server Community será necessário realizarmos o download do MySQL Installer. O MySQL Installer é uma ferramenta criada para auxiliar no processo de instalação e configuração dos produtos MySql. Para obter o MySQL Installer 5.7 para Windows, você poderá acessar a página do link <https://dev.mysql.com/downloads/mysql/>. Após o carregamento, escolha a opção “Microsoft Windows” como sistema operacional e sua respectiva versão. Em seguida, localize a opção “MySQL Installer 5.7 for Windows” e clique em “Go to Download Page”.

Nesta página, existem duas opções do MySQL Installer: a primeira opção, com menos de 19MB, somente realizará o download dos arquivos do MySQL Server no momento da instalação. Já a segunda opção do MySQL Installer, com mais de 370MB, os arquivos necessários para a instalação do MySQL Server já estarão disponíveis no momento da instalação. Recomendamos o download dessa segunda opção.

Após baixar e executar o MySQL Installer, você verá a tela apresentada na Figura 16. Clique em “Add ...” para iniciarmos o processo de instalação do MySQL Server.

Tela Inicial do MySQL Installer.

Em seguida, você verá a tela apresentada na Figura 17. Marque a caixa “I Accept the license terms” para aceitar os termos de licença do MySQL e em seguida clique em “Next” para prosseguir com a instalação.

Na tela da Figura 18 você deverá expandir a as opções referentes ao MySQL Server. Note que há duas versões disponíveis para a instalação: a versão para sistemas operacionais de 64bits e a versão de 32bits. Você deverá selecionar a versão que for adequada ao seu sistema operacional. Em nosso exemplo estamos realizando a instalação no Windows de 64bits.

Instalação do MySQL Server.
Instalação do MySQL Server.

Para selecionar a versão que será instalada, clique sobre o “MySQL Server 5.7.17 – X64” e então clique na seta localizada ao centro da janela e que está apontando para a caixa a direita. Após clicar a seta a tela deverá ser semelhante ao apresentado na Figura 19. Clique em Next >.

Instalação do MySQL Server.

A tela seguinte, Figura 20, é apresentado um resumo do que será instalado. Clique então em Execute para continuar o processo de instalação.

Instalação do MySQL Server.

A Figura 21 mostra o progresso da instalação do MySQL Server, já a Figura 22 indica que o processo de instalação foi concluído. Clique no botão Next >.

Instalação do MySQL Server.
Instalação do MySQL Server.

Após a instalação do MySQL Server será apresentada a tela da Figura 23. A partir desse momento iremos realizar a configuração inicial do serviço do banco de dados.

Configuração do MySQL Server após a instalação.

Ao iniciar a configuração você será apresentado a tela como mostra a Figura 24. Selecione a opção “Standalone MySQL Server/Classic MySQL Replication”. Nesta opção o MySQL Server será instalado no modo standalone, ou seja, não utilizará recursos de cluster. Para o propósito de nosso curso é o suficiente. Clique em “Next” para prosseguir com a configuração.

A título de curiosidade, a opção “Sandbox InnoDB Cluster Setup” auxilia a configuração do MySQL Server em uma arquitetura de cluster, ou seja, quando se utiliza múltiplas instâncias para servir o banco de dados. Neste modo, além de outras vantagens, o sistema funciona em alta disponibilidade, ficando mais tolerante a falhas de um ou mais instâncias. Trata-se de uma arquitetura mais complexa utilizada para sistemas em produção que possuam requisitos de alta disponibilidade.

Instalação do MySQL Server.

A Figura 25 apresenta o tipo de configuração que desejamos em Config Type. No nosso caso vamos utilizar a opção “Development Machine”, já que a nossa instalação será utilizada para o desenvolvimento de nossas atividades e não necessitará do desempenho máximo do MySQL Server.

As outras opções disponíveis são utilizadas quando vamos montar um “Ambiente de Produção” para a execução de Softwares e Aplicações que necessitam de todo o desempenho disponível da máquina em que o banco de dados está instalado.

Ainda na tela apresentada na Figura 25 é possível definir o número da porta que o MySQL Server deverá aceitar as conexões e a porta padrão é a 3306. Defina suas opções conforme o que está apresentado e então clique em Next >.

Configuração do MySQL Server após a instalação.

Na tela seguinte, Figura 26, devemos definir a senha do usuário “root”. Esse usuário possui a permissão para criar, apagar ou modificar relações/tabelas, registros e os usuários cadastrados no banco de dados.

A senha para esse usuário não poderá possuir menos de 4 caracteres. Como estamos instalando um ambiente de desenvolvimento devemos definir uma senha fácil de ser memorizada. Podemos utilizar a palavra “senha” (sem aspas e toda e minúsculas) nessa instalação. Após inserir a senha nas duas caixas de texto, clique em Next >.

Configuração do MySQL Server após a instalação.

Na tela da Figura 27 podemos definir se o MySQL Server será executado como um serviço, o nome do serviço (MySQL57) e se ele deverá ser inicializado junto com o sistema operacional. Não iremos realizar modificações nessa etapa, clique em Next >.

Configuração do MySQL Server após a instalação.

Na tela da Figura 28 podemos ativar o protocolo adicional. Não vamos necessitar realizar nenhuma configuração nessa tela, devemos então clicar em Next >.

Configuração do MySQL Server após a instalação.

Na próxima tela, Figura 29, são apresentados os passos da configuração que realizamos. Para que possamos aplicar as configurações definidas até o momento devemos clicar no botão Execute.

Configuração do MySQL Server após a instalação.

A tela da Figura 30 apresenta que todos os passos foram concluídos com sucesso. Clique em Finish para finalizar o processo de instalação e configuração do MySQL Server.

Configuração do MySQL Server após a instalação. Configuração do MySQL Server após a instalação.
Configuração do MySQL Server após a instalação.

Parabéns, você acaba de instalar e configurar o MySQL! Caso tenha ocorrido algum problema na instalação e/ou configuração, procure seu tutor para que ele lhe ajude.

Você deve estar se perguntando: e agora? Bom, para ter acesso ao MySQL e começar a interagir com seu banco de dados, você irá procurar o MySQL Command Line Client no menu MySQL dentro dos seus programas, acessível diretamente pelo menu Iniciar do seu ambiente Windows, como ilustrado na Figura 33.

Acesso ao MySQL Command Line Client pelo ambiente Windows.

Ao clicar no ícone, aparecerá a tela de entrada do MySQL (Figura 34).

Na tela inicial do MySQL, é solicitado a você que digite a senha de root que foi configurada durante a configuração do ambiente. Digite a senha e tecle enter. Uma nova tela aparecerá dando-lhe as boas-vindas ao ambiente MySQL (Figura 35).

Agora, já podemos começar a interagir com a linguagem SQL. Que tal criar seu primeiro banco de dados? Digite a sequência de comandos apresentada no quadro a seguir. Não esqueça de teclar enter após o sinal de ponto e vírgula.

O primeiro comando (CREATE DATABASE) é usado para criar bancos de dados. No exemplo, criamos um banco de dados intitulado de metropole. O segundo comando (SHOW DATABASES) é usado para mostrar os bancos de dados existentes no servidor. Você viu que, além do banco de dados que você criou, existem outros denominados de information_schema, performance_schema, sys e mysql. Eles foram criados automaticamente durante a instalação do programa.

Tente executar os comandos acima, escrevendo os comandos SQL de forma errada, por exemplo, SHOW DATABASE, ou sem digitar o ponto e vírgula no final. Veja o que acontece.

Se você tiver alguma dúvida sobre a escrita ou a função de algum comando, pode digitar “help nome_do_comando” e teclar enter que você terá uma breve descrição do comando. Tudo certo? Pegue sua agenda e anote ao lado da data de hoje: “criei meu primeiro banco de dados em SQL!”.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados