Cursos / Redes de Computadores / Conceitos de Banco de Dados / Aula

arrow_back Aula 02 - Introdução à Linguagem SQL e Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados

Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados

Os Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBDs) são conjuntos de programas de computador (softwares) responsáveis pelo gerenciamento de um banco de dados. O principal objetivo é retirar da aplicação em desenvolvimento a responsabilidade de gerenciar o acesso, manipulação e organização dos dados. O SGBD disponibiliza uma interface para que os seus clientes possam incluir, alterar ou consultar dados.

Todas as organizações possuem grandes quantidades de dados e informações que precisam armazenar. Contudo, nem sempre o armazenamento de dados em papel é confiável e de fácil acesso. Nesse sentido, torna-se mais fácil encontrar a informação num banco de dados que se utilize das tecnologias de informação atuais para seu gerenciamento. Ou seja, os bancos de dados estendem a função do papel ao guardar a informação em computadores.

Qualquer empresa que pretenda garantir um controle efetivo sobre o seu negócio tem obrigatoriamente que recorrer a SGBDs. A planilha eletrônica é uma ferramenta de controle usada para operacionalizar os dados e assim criar informação útil ao planejamento diário das empresas. Contudo, existem outros tipos de ferramentas, mais completas e com funcionalidades extras que elevam a capacidade operacional de gerenciar informação de valor para a organização.

Um SGBD não é nada mais do que um conjunto de programas que permitem armazenar, modificar e extrair informação de um banco de dados. Há diferentes tipos de SGBD, desde pequenos sistemas que funcionam em computadores pessoais, até sistemas complexos associados a servidores de grandes empresas.

Os SGBDs mais populares que utilizam linguagem SQL estão listados a seguir.

  • Oracle – surgiu no fim dos anos 70, desenvolvido pela empresa de mesmo nome, que é líder de mercado no segmento de banco de dados, sendo pioneira no lançamento de novas soluções de banco de dados para diversos segmentos, sobretudo, no campo das aplicações corporativas. Atualmente, encontra-se na versão Oracle 12c.
  • SQL Server – criado pela Microsoft em 1989, surgiu de uma parceria entre a Sybase, Ashton-Tate e Microsoft. Atualmente, encontra-se na versão Microsoft SQL Server 2017, sendo considerada uma plataforma de dados confiável, produtiva e inteligente.
  • PostgreSQL – SGBD de código aberto do tipo objeto relacional lançado em 1995, resultante de uma evolução do projeto Ingres, desenvolvido na Universidade da Califórnia em Berkeley. Encontra-se atualmente na versão 10.
  • Firebird – SGBD de código aberto, criado a partir do InterBase da Borland, quando da abertura de seu código em julho de 2000. Encontra-se atualmente na versão 3.0.2.
  • MySQL – SGBD de código aberto, criado na década de 1980 na Suécia, considerado o SGBD open source mais popular no mundo atualmente, sendo utilizado por grandes corporações, como NASA, Banco Bradesco, Dataprev, HP, Nokia, Sony, Cisco Systems, Google e outros. O MySQL foi comprado em 2008 pela SUN Microsystems, que posteriormente foi comprada pela Oracle. Ou seja, o MySQL atualmente é um produto da Oracle. O seu sucesso é atribuído à sua fácil integração com PHP presente na maioria das ferramentas de desenvolvimento para Internet. Encontra-se atualmente na versão 5.7.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados