Cursos / Redes de Computadores / Conceitos de Banco de Dados / Aula
Os Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBDs) são conjuntos de programas de computador (softwares) responsáveis pelo gerenciamento de um banco de dados. O principal objetivo é retirar da aplicação em desenvolvimento a responsabilidade de gerenciar o acesso, manipulação e organização dos dados. O SGBD disponibiliza uma interface para que os seus clientes possam incluir, alterar ou consultar dados.
Todas as organizações possuem grandes quantidades de dados e informações que precisam armazenar. Contudo, nem sempre o armazenamento de dados em papel é confiável e de fácil acesso. Nesse sentido, torna-se mais fácil encontrar a informação num banco de dados que se utilize das tecnologias de informação atuais para seu gerenciamento. Ou seja, os bancos de dados estendem a função do papel ao guardar a informação em computadores.
Qualquer empresa que pretenda garantir um controle efetivo sobre o seu negócio tem obrigatoriamente que recorrer a SGBDs. A planilha eletrônica é uma ferramenta de controle usada para operacionalizar os dados e assim criar informação útil ao planejamento diário das empresas. Contudo, existem outros tipos de ferramentas, mais completas e com funcionalidades extras que elevam a capacidade operacional de gerenciar informação de valor para a organização.
Um SGBD não é nada mais do que um conjunto de programas que permitem armazenar, modificar e extrair informação de um banco de dados. Há diferentes tipos de SGBD, desde pequenos sistemas que funcionam em computadores pessoais, até sistemas complexos associados a servidores de grandes empresas.
Os SGBDs mais populares que utilizam linguagem SQL estão listados a seguir.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados