Cursos / Redes de Computadores / Conceitos de Banco de Dados / Aula

arrow_back Aula 01 - Introdução a Banco de Dados

Projeto de banco de dados

Depois de saber o que é um banco de dados e seus níveis, é importante saber projetar um.

Um banco de dados deve ter sempre um projeto para organizar as informações inseridas para adquirir bom desempenho. Mas, como desenvolver nosso projeto? Vejamos a seguir.

O projeto de banco de dados se dá em duas fases:

  1. Modelagem conceitual.
  2. Projeto lógico.

Essas duas etapas referem-se a um sistema de banco de dados ainda não implementado, ou seja, que ainda não existe. Trata-se de um novo projeto.

  • Modelo Conceitual: é o processo de planejar um banco de dados em termos de:
    • Entidades: que representam objetos que existem e se deseja armazenar. As entidade são representadas por retângulos contendo conjuntos de itens de informação (atributos).
    • Relacionamentos: que são associações entre as entidades. Os relacionamentos são representadas por linhas ligando as entidades relacionadas.
  • Modelo Lógico: o modelo lógico já leva em consideração algumas limitações do SGBD e implementa recursos, proporcionando ampla e flexível capacidade de estruturação. O modelo lógico é o modelo de dados utilizado pelos sistemas de gerência de banco de dados (SGBD). São lógicos porque sua implementação não precisa ser conhecida. Define as chaves primárias e estrangeiras.
  • Modelo Físico: é usado para implementar o modelo lógico. O modelo físico inclui a análise das características e recursos necessários para armazenamento e manipulação das estruturas de dados.

É importante lembrar que para criarmos um banco de dados temos que ter em mente estes três modelos: conceitual, lógico e físico.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados