Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores I / Aula
Embora a solução de ter o roteador suportando VLANs seja bastante interessante, ela apresenta duas limitações importantes, que são:
A melhor solução para fazer o roteamento entre VLANs é utilizar um tipo de switch que suporta roteamento. Esse tipo de equipamento é chamado de switch router, ou mais comumente de switch nível 3, fazendo referência à camada do modelo OSI (camada 3) responsável pela tarefa do roteamento.
Na Figura 6, temos a solução para nossa rede exemplo utilizando um switch nível 3. Observe que para cada VLAN existe dentro do switch uma interface de rede com o IP que será o roteador padrão das máquinas da VLAN.
Apesar de serem mais caros que os switches convencionais (nível 2), é altamente recomendado que sejam utilizado um switch de nível 3 para realizar o roteamento entre as VLANs de uma empresa.
Lembre-se de que é necessário apenas um switch nível 3 na rede. Veja aqui a explicação em vídeo sobre todas essas formas de realizar o roteamento entre VLANs.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados