Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores I / Aula
Você já sabe que o endereço IP é dividido em uma parte para identificar a rede e outra para identificar a máquina, e que isso foi feito para permitir que os roteadores precisam ter rotas apenas para as redes e não para as máquinas individualmente. Desse modo, todos os endereços de uma rede IP precisam ser utilizados na mesma rede física. Ou seja, se você tiver duas redes físicas, você precisa de duas redes IP.
Antes de continuarmos, queremos saber se está claro para você o que é uma rede física. Para responder, lembre-se de que o roteador é o delimitador de uma rede, portanto, não importa quantos switches e hubs estejam interligados, todas as máquinas interligadas por eles formam uma única rede física. Agora, se você tiver dois laboratórios, cada um com 50 máquinas interligadas através de dois switches e dois hubs, e tiver um roteador interligando esses dois laboratórios, você terá duas redes físicas.
Suponha então que você tem à sua disposição a rede de classe B 150.1.0.0 para utilizar nos laboratórios. Como a classe B utiliza dois bytes para a parte de máquinas, você tem $2^{16}$ endereços disponíveis, ou seja, 65.535 endereços. Se você tem apenas 100 máquinas, parece que o problema é simples. Acontece que todos os seus endereços IP são da mesma rede IP e precisam ser utilizados na mesma rede física. Ou seja, dos 65.535, você vai utilizar 50 endereços em um laboratório e vai deixar sem uso todos os outros. Mesmo que sua rede fosse classe C, você ainda desperdiçaria aproximadamente 200 endereços.
Como você pôde observar, mesmo o esquema de classes A, B e C não foi suficiente para evitar o desperdício de endereços. Para reduzir esse problema, foi criado o conceito de máscara de rede, que permite dividir uma faixa de endereços IP (endereços de uma rede IP) em várias sub-redes menores. De modo geral, a máscara de rede permite utilizarmos quantos bits desejarmos para a parte de rede (e consequentemente para a parte de máquina), aumentando a flexibilidade na divisão de redes em sub-redes.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados