Características do Protocolo IP
O protocolo IP utiliza comutação de pacotes para realizar o encaminhamento das informações. Uma vez que você já estudou como funcionam as redes baseadas em comutação por pacotes, já deve compreender o funcionamento do IP. Sendo assim, vamos descrever, brevemente, algumas das características deste protocolo.
- As informações a serem transmitidas são divididas em partes e colocadas em pacotes, os quais contêm, entre outras informações de cabeçalho, o endereço lógico da máquina que gerou a informação e o endereço lógico da máquina para quem ela é destinada.
- Os pacotes destinados a uma máquina em uma rede diferente da máquina que o gerou são enviados, inicialmente, para o roteador da rede de origem. São transmitidos, então, de roteador em roteador, até atingirem a rede de destino, quando são entregues à máquina de destino. Esse processo se chama roteamento.
- O roteamento de cada pacote é feito independentemente dos demais pacotes. Portanto, caso uma máquina A envie 1.000 pacotes para uma máquina B, cada roteador no caminho entre A e B, ao receber o pacote para ser encaminhado, irá calcular a rota (próximo roteador no caminho) como se nenhum outro pacote entre A e B houvesse passado por ali antes. Como consequência disso, cada pacote pode seguir um caminho diferente.
- O protocolo IP não garante que os pacotes serão entregues, nem que os que forem entregues serão entregues na ordem em que foram transmitidos. Portanto, o protocolo IP passa os pacotes (apenas a parte de dados do pacote) para a camada de transporte na ordem em que são recebidos.
- Cada pacote transmitido pode demorar um tempo diferente do pacote anterior. Ou seja, o IP não oferece nenhuma garantia sobre o atraso que cada pacote sofre ao longo do caminho.