Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores I / Aula

arrow_back Aula 12 - IPv6 - Parte II

Importando e configurando a máquina virtual do NIC.Br

A máquina virtual que obtivemos está no formato .OVA, sendo esse formato de arquivo utilizado pela ferramenta de virtualização VirtualBox. Essa é a mesma ferramenta que você já utilizou na disciplina de Sistemas de Conectividade. Caso ainda não tenha o VirtualBox instalado, consulte novamente os conteúdos da aula 12 de Sistemas de Conectividade e, em seguida, realize a instalação.

A fim de podermos executar a máquina virtual que acabamos de fazer o download, realizaremos a importação dela no VirtualBox. Para tanto, seguiremos os seguintes passos:

  1. Primeiro, abra o VirtualBox.Tela inicial do VirtualBox.
  2. Em seguida, clique no menu Arquivo e selecione a opção “Importar Appliance”. Veja a Figura 7:.Menu Arquivo do VirtualBox.
  3. Na próxima tela, você deverá localizar a máquina virtual que realizamos o download, o arquivo .OVA obtido anteriormente. Em seguida, clique em Próximo.Menu para Localizar a Máquina Virtual no VirtualBox.
  4. Já na tela seguinte, o VirtualBox apresenta as configurações de recursos para a máquina virtual que acabamos de realizar a importação. Nesta tela, podemos modificar o nome da máquina virtual, alterar a quantidade de memória que será destinada para a execução da máquina, entre outros parâmetros. Após a revisão das configurações, clique em Importar.Resumo das configurações de hardware.

O processo de importação deverá levar alguns minutos até que seja concluído. Uma barra de progresso será apresentada durante todo o processo. Veja a Figura 10:

Progresso da importação da máquina virtual do NIC.Br.

Ao final da importação, a máquina virtual estará disponível na para ser inicializada.

VirtualBox ao finalizar a importação da Máquina Virtual do NIC.Br.

Para iniciar a Máquina Virtual, clique sobre o nome da máquina, na região esquerda do VirtualBox e, em seguida, clique no botão Iniciar.

Iniciando a máquina virtual.

A seguir, na Figura 13, é possível ver a área de trabalho da máquina virtual, após inicializada.

Máquina Virtual do NIC.Br após inicialização.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados