Cursos / Redes de Computadores / Sistemas de Conectividade / Aula
As redes Ethernet surgiram na década de 1970 e ao longo dessas 4 décadas, foram se firmando como a tecnologia de rede mais utilizada, dominando completamente o mercado das redes locais de computadores (LAN). Isso aconteceu graças à sua simplicidade de instalação e administração e ao surgimento de variações do padrão Ethernet original que garantiram sempre uma melhora no desempenho da rede de modo a atender às demandas de cada época. Inicialmente, estudaremos o padrão Ethernet original e depois analisaremos essas variações, que são conhecidas como Fast Ethernet, Gigabit Ethernet e 10 Giga Ethernet.
Nas redes Ethernet, a camada de enlace é dividida nas subcamadas de Controle do Link Lógico (Logic Link Control – LLC) e Controle de Acesso ao Meio (Media Access Control – MAC). As principais funções da LCC referem-se a fazer a interação com a camada superior e permitir a interoperabilidade entre diferentes tecnologias de transmissão. A subcamada MAC é a que realmente realiza as principais tarefas, como montar e desmontar os quadros e controlar o acesso ao enlace. No nível físico, naturalmente as principais tarefas são a codificação/decodificação dos bits (como os 0s e 1s são representados) e a transmissão/recepção desses sinais no meio físico.
Como mencionamos anteriormente, um padrão de rede compreende apenas as funções dos níveis físico e de enlace. Com isso em mente, vamos explicar como a Ethernet realiza cada uma das tarefas dessas camadas. Entretanto, isso vale para qualquer tecnologia de rede que você for estudar, como os protocolos de rede sem fio que estudaremos nas próximas aulas.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados