Cursos / Redes de Computadores / Sistemas de Conectividade / Aula

arrow_back Aula 07 - Padrões de redes e as redes Ethernet - parte 1

Padrões de Redes

Como você viu na aula passada, quando duas aplicações executadas em computadores diferentes estão se comunicando, podemos dizer que todas as camadas do modelo OSI são envolvidas. Apesar disso, você viu que apenas as camadas física e de enlace participam realmente do processo de transferir fisicamente as informações de um computador para outro. Falamos que roteadores interligam redes, que podem ser do mesmo tipo ou de tipos diferentes, mas que o roteador pertence a cada uma das redes interligadas. Portanto, as informações são passadas sempre de um computador para outro computador da mesma rede.

E como fazer para que todos os computadores de uma mesma rede se comuniquem, se existem diversas funções realizadas pela camada de enlace e cada uma pode ser feita de diversas maneiras? Ou seja, existem vários tipos de endereço, vários protocolos de acesso ao meio diferentes e assim por diante. Se os computadores utilizarem, por exemplo, protocolos de acesso ao meio diferentes, eles não vão conseguir se “falar”. O mesmo ocorre para o nível físico, pois se dois computadores utilizarem par trançado, mas não estiverem de acordo sobre qual o sinal que vão enviar em cada fio do cabo, a comunicação jamais vai ser bem-sucedida.

A solução para fazer com que os computadores possam se falar usando a mesma rede é fazer com que todos executem cada uma das tarefas dos níveis físicos e de enlace exatamente do mesmo modo, definindo um padrão de rede. Sendo assim, cada padrão vai determinar o protocolo de controle de acesso ao meio, o tipo de endereço, o mecanismo de controle de erro, o formato dos quadros e o mecanismo de controle de fluxo que serão utilizados na rede.

O mesmo conceito de padrão também se aplica ao nível físico, definindo, por exemplo, quais tipos de cabos podem ser utilizados e como os sinais são transmitidos. Evidentemente, existem diversos padrões, como Ethernet, ATM e Token Ring, e cada um funciona de um modo diferente, sendo incompatíveis entre si. Portanto, todos os computadores de uma rede devem ser do mesmo padrão de rede.

Como praticamente todas as funções da camada de enlace são implementadas dentro da placa de rede, ela é quem determina o tipo da sua rede.

Para ilustrar, suponha que existem dois laboratórios na sua escola. Um deles utiliza o padrão Ethernet, de modo que todos os computadores tenham uma placa de rede Ethernet. O outro laboratório utiliza o padrão Token Ring, de modo que todos os computadores devem possuir uma placa Token Ring. Caso desejássemos interligar os dois laboratórios, teríamos que colocar um roteador interligando os dois.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados