Cursos / Redes de Computadores / Sistemas de Conectividade / Aula
A quinta camada é a de sessão. O objetivo da camada de sessão é prover suporte para que os usuários consigam fazer a sincronização de seus diálogos e gerenciar a troca de informações. Para possibilitar que esses diálogos ocorram, ela cria uma conexão lógica chamada de conexão de sessão, que fica responsável por fornecer vários serviços que irão estruturar o diálogo entre as aplicações.
Assim, a camada de sessão tem a capacidade de proporcionar que dois computadores diferentes rodando aplicações possam estabelecer uma sessão de comunicação. Durante essa sessão, as aplicações “conversam” e decidem como será feita a transmissão dos dados e colocam pequenas marcações nos dados que serão transmitidos. Como nós sabemos, pode haver falha na rede durante a transmissão.
Então, o que ocorre? Terá que ser feita a transmissão desde o início?
A resposta é não. Lembra das marcações colocadas nos dados? Elas serão usadas para saber até onde as informações já foram transmitidas, sendo assim, a transmissão recomeça do ponto onde parou, ou seja, da última marcação recebida com sucesso.
A funcionalidade de controle de sessão dos usuários é muito importante para as aplicações de redes. Muitas aplicações de rede são multiusuários, isto é, servem a diversos usuários simultaneamente. Um exemplo de aplicação deste tipo é o Skype, em que o usuário inicia uma sessão com o servidor para que anuncie aos seus amigos que ele está on-line, e pode iniciar uma sessão de áudio ou videoconferência com um determinado amigo.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados