Cursos / Redes de Computadores / Sistemas de Conectividade / Aula
Até esse momento, as funções implementadas pelas camadas estudadas (física, enlace e rede) estavam preocupadas em fazer a informação transmitida chegar à máquina destino. Como você viu, o serviço fornecido pela camada de rede permite o envio de informações entre duas máquinas em redes diferentes. O principal objetivo da camada de transporte (quarta camada) é abstrair os detalhes de funcionamento das redes, permitindo que as aplicações usem os serviços de comunicação oferecidos por essas redes assim como usariam uma transportadora de encomendas. Desta forma, ao desenvolvermos um programa que precisa transmitir informações pela rede, utilizaremos as bibliotecas de programação que interagem com a camada de transporte, usando funções bem simples como enviar (dados) e receber (dados). Obviamente, por fazer parte do sistema operacional, a camada de transporte é um software instalado na máquina.
Não é função da camada de rede garantir a entrega dos pacotes, além do que os pacotes podem chegar no destino fora da ordem de envio. Desse modo, é função da camada de transporte fornecer esses recursos caso eles sejam necessários, podendo também realizar controle de fluxo. Veja que controle de erros e de fluxo também podem ser serviços oferecidos na camada de enlace, no entanto essas operações eram realizadas para um enlace isoladamente, enquanto aqui ela é realizada fim a fim. Na camada de transporte, se a mensagem passada para ser transmitida for muito grande, a camada pode optar por dividi-la em partes menores para que sejam transmitidas separadamente.
Uma mesma máquina pode ter mais de uma implementação (protocolo) de camada de transporte instalada e cada aplicação pode usar o protocolo que quiser. Isso é importante porque as aplicações têm características diferentes. Para uma aplicação, a perda de um pacote pode não ser importante, como é o caso de aplicações que transmitem voz, mas para outras aplicações isso seria inaceitável, de modo que o pacote perdido precisaria ser retransmitido. Naturalmente, uma aplicação só consegue se comunicar com outras que utilizem a mesma camada de transporte.
Até agora, falamos sempre em endereços para identificar computadores (ou placas), mas precisamos de uma forma de identificar para qual aplicação as informações transmitidas são destinadas. Em um computador existem várias aplicações sendo executadas (por exemplo, o navegador no qual páginas web são visualizadas e o Skype, que permite a conversação entre duas ou mais pessoas). Desse modo, quando a camada de transporte recebe um pacote, ela precisa saber para qual das aplicações deve entregá-lo. A PDU da camada de transporte possui um dos seus campos de cabeçalho destinado a essa finalidade. Conforme foi mostrado na aula anterior no Quadro 1, a PDU da camada de transporte se chama segmento.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados