Cursos / Redes de Computadores / Sistemas de Conectividade / Aula

arrow_back Aula 14 - Redes Virtuais - Vlans - Parte 2

Configuração de VLAN por Porta no Switch

Como já vimos, os switches gerenciáveis que suportam o protocolo 802.1q são os equipamentos da rede que criarão os quadros Ethernet com rótulos (tag) tencionando identificar a qual VLAN cada quadro pertence. Nesta seção veremos alguns termos e definições importantes para entedermos como configurar o switch a fim de segmentar a rede através da conectividade provida por cada porta.

A configuração mais simples de VLAN que podemos fazer em um switch seria dizer a ele a qual VLAN cada porta pertence. Para isso, bastaria criar as VLANs desejadas e depois associar cada porta a uma das VLANs criadas. Vejamos, por exemplo, o switch hipotético de 6 portas da Figura 3. Foram criadas duas VLANs, uma para os computadores dos professores (VLAN ID = 5) e uma para os computadores dos alunos (VLAN ID = 8).

Formato do quadro Ethernet com o campo 802.1q Tag.

Sabendo que os computadores dos alunos estão ligados nas portas 3, 5 e 6 do switch, estas foram associadas à VLAN 8. No caso da VLAN 5, ela agrupa as portas 1, 2 e 4, que são as portas ligadas aos computadores dos professores. Com essa configuração, os computadores dos alunos estão isolados dos professores e vice-versa.

E se o computador de um aluno precisasse se comunicar com o de um professor ou vice-versa, isso seria possível? Se o switch da Figura 3 é um tradicional, dito de camada 2 apenas, não seria possível essa comunicação entre computadores de VLANs diferentes, visto que eles fazem parte de redes distintas, com endereços de rede IP diferentes para cada VLAN. Entretanto, se esse switch fosse de camada 3 (rede), ele seria capaz de entender o protocolo IP e rotear os pacotes entre essas redes, atuando também como um roteador.

Podemos citar, ainda, um problema apresentado no início desta aula, sendo a motivação para se padronizar um protocolo de VLAN: o de uma rede ser composta por mais de um switch em diferentes prédios. Trazendo para o nosso cenário de exemplo é como se tanto a rede dos alunos como a dos professores fossem grandes e compostas por diversos switches em diversas edificações. Como cada switch deverá ser configurado para que uma VLAN seja composta por diversas portas de diversos switches? A resposta a essa pergunta será apresentada na próxima seção.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados