Cursos / Redes de Computadores / Sistemas de Conectividade / Aula
Antigamente, quando as primeiras redes corporativas foram criadas, o uso dos hubs era predominante, pois os switches eram muito caros. Em cada prédio da empresa, ou mesmo em cada pavimento de um prédio, colocava-se um hub (ou mesmo um switch não gerenciável) para prover conectividade e criar uma LAN com os computadores daquele prédio ou pavimento. Todas as LAN’s eram interligadas através de um roteador central.
Dessa forma, existia uma LAN para cada prédio e todos os computadores daquela LAN faziam parte do mesmo domínio de broadcast e colisões (no caso de hubs). Isso começou a se tornar um problema quando as redes começaram a crescer significativamente e, principalmente, quando os computadores envolvidos em cada LAN faziam parte de diferentes departamentos ou tipos de usuários, envolvendo problemas de segurança nas comunicações.
O ideal era que a divisão da rede (segmentação das LAN’s) pudesse seguir determinados critérios lógicos ou administrativos. Muitas vezes, um determinado departamento grande que possui muitos funcionários ocupa muitos prédios, e essa separação física não deveria atrapalhar a divisão lógica da rede por departamento, independentemente do prédio e/ou switch que o interliga. Pensando assim, os projetistas da IEEE elaboraram o protocolo 802.1q que padroniza o conceito de Rede Local Virtual (VLAN – Virtual Local Area Network). A Figura 1 mostra essa evolução na segmentação de toda a LAN de uma empresa com vários prédios usando VLAN.
Veja na Figura 1 que com o uso do protocolo de VLAN é possível termos uma determinada LAN departamental, por exemplo, percorrendo vários switches independentemente da sua localização física e conectividade. Isso facilita imensamente a aplicação de políticas de uso dos recursos de rede, bem como a definição de faixas de endereços IP por departamento ou tipo de usuários e a melhoria da segurança no tráfego da rede entre computadores de um mesmo grupo de usuários.
Nas seções seguintes veremos como o protocolo de VLAN funciona e como podemos configurar os switches para implementarmos esse importante recurso.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados