Cursos / Redes de Computadores / Sistemas de Conectividade / Aula

arrow_back Aula 13 - Redes Virtuais - Vlans - Parte 1

Tipos de VLAN

Existem algumas formas de se criar VLAN, mas abordaremos apenas as mais usadas.

  • VLAN por porta: o administrador da rede especifica a qual VLAN cada porta irá pertencer. Os equipamentos que forem ligados nessas portas farão parte daquela VLAN especificada. Esse é o tipo mais utilizado de VLAN.
  • VLAN por MAC address: essa forma oferece algumas vantagens, mas é muito trabalhosa, pois o administrador tem de pegar os MAC’s de cada equipamento e cadastrar no switch como fazendo parte de uma determinada VLAN. Assim, mesmo que o equipamento mude de porta, ele continuará na mesma VLAN, pois não estará atrelada à porta e sim ao MAC.
  • VLAN por autenticação 802.1X: nesse método, só após ser autenticado na rede, o usuário poderá fazer alguma coisa. E podem ser criados vários tipos de configuração para os usuários, e assim, mesmo que pessoas diferentes se autentiquem na mesma máquina, cada pessoa obterá recursos diferentes. É importante entendermos o seguinte: a fim de os equipamentos que fazem parte de VLAN’s diferentes poderem se comunicar, é necessário o uso de um roteador (conectado às várias VLAN’s), o qual roteará os pacotes entre as redes, assim como acontece com as redes separadas fisicamente.

Na próxima aula, abordaremos detalhadamente o primeiro tipo de configuração de VLAN, o que é feito por porta do switch. Até lá!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados