Cursos / Redes de Computadores / Sistemas de Conectividade / Aula

arrow_back Aula 10 - Além do Ethernet: redes sem fio 802.11 - parte 2

Formato dos Quadros 802.11

Agora que você entendeu a finalidade do campo Controle do quadro, observaremos a Figura 5 e analisaremos cada um dos outros campos do quadro 802.11.

Formato do quadro 802.11.
  • Duração: contém um valor de tempo durante o qual as outras estações não devem tentar transmitir. Por isso, é utilizado por cada estação para definir o NAV. Para os quadros de dados, por exemplo, inclui o tempo para a transmissão do quadro de dados inteiro, além do tempo do SIFS e do tempo para o envio do ACK pelo destino.
  • Número de Sequência: utilizado para permitir a identificação de quadros retransmitidos.
  • CRC: funciona de modo semelhante ao campo de mesmo nome do quadro Ethernet, ou seja, contém um código de verificação de erros.
  • Campos de endereço: como já dissemos, os tipos de campos de endereço que estarão presentes no quadro e os seus significados dependem dos valores dos campos “Para o AP” e “Do AP”. A Tabela 1 mostra as possíveis combinações e como ficam os campos de endereços. Esses endereços são semelhantes aos endereços Ethernet, pois são de 6 bytes e expressos em hexadecimal.
Para o AP Do AP Endereço 1 Endereço 2 Endereço 3 Endereço 4
0 0 Estação Destino Estação origem ID do BSS Não utilizado
0 1 Estação Destino AP Transmitindo Estação origem Não utilizado
1 0 AP recebendo Estação origem Estação Destino Não utilizado
1 1 AP recebendo AP Transmitindo Estação Destino Estação origem
Tabela 1 - Possíveis valores dos campos de endereços.
Fonte: Elaborado pelo Autor.

Desse modo, as linhas de um a quatro da tabela são utilizadas, respectivamente, nos seguintes casos: transmissão direta entre duas estações, transmissão de um AP para uma estação, transmissão de uma estação para um AP, transmissão entre dois APs (utilizando o sistema de distribuição).

Lembre-se de que, quando se utiliza AP, mesmo que duas estações ligadas ao mesmo AP queiram se comunicar, elas enviam os quadros para o AP (caso correspondente à terceira linha da tabela), que por sua vez reencaminha o quadro para a estação destino (caso correspondente à segunda linha da tabela). Se as duas estações estiverem em APs separados (ligados pelo sistema de distribuição), o AP que recebeu o quadro da estação origem precisa reencaminhá-lo para o AP ao qual a estação de destino está associada (o que corresponde à linha 4 do Quadro 1).

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados