Cursos / Redes de Computadores / Sistemas de Conectividade / Aula

arrow_back Aula 10 - Além do Ethernet: redes sem fio 802.11 - parte 2

Formato dos Quadros 802.11

O formato dos quadros 802.11 pode variar dependendo do tipo de quadro (controle, dados ou gerenciamento) e se esse quadro está sendo transmitido entre dois APs ou entre um AP e um computador. A Figura 4 apresenta o formato completo do quadro e o formato do primeiro campo Frame Control (FC) ou, traduzindo, Controle do Quadro. Lembre-se de que, em vários tipos de quadros, alguns campos não estarão presentes. Observe também que, diferentemente do Ethernet, em que existem apenas dois campos de endereço chamados “endereço de origem” e “endereço de destino”, no 802.11 podem existir até 4 endereços (dependendo da situação, alguns não são utilizados) e eles recebem os nomes Endereço 1, Endereço 2, Endereço 3 e Endereço 4.

Formato do quadro 802.11 e o campo controle de quadro.

Antes de descrevermos os demais campos do Quadro 802.11, é preciso entender o primeiro campo, uma vez que ele é formado por diversos subcampos. O campo Controle do quadro contém diversas informações, descritas a seguir.

  • Versão: indica a versão do protocolo 802.11. Atualmente, é utilizado o valor 0.
  • Tipo: informa se o quadro é do tipo Gerenciamento, Controle ou Dados. Os valores para esses tipos são 00, 01 e 11, respectivamente.
  • Subtipo: informa o subtipo específico do quadro. Existem, por exemplo, vários subtipos de quadros de controle, dentre os quais temos RTS, CTS, e ACK, que possuem como códigos 1011, 1100 e 1101, respectivamente. Observe que os campos de Tipo e Subtipo permitem identificar o formato do quadro, ou seja, quais campos o compõem. Não é por acaso que eles estão logo no início do quadro, pois, após eles serem lidos, os outros campos podem ser interpretados corretamente.
  • Para o AP: também chamado Para o DS (Para o Sistema de Distribuição), se definido, indica que o quadro foi enviado de uma estação para um AP, ou de um AP para outro AP.
  • Do AP: também chamado Do DS (Do Sistema de Distribuição), se definido, indica que o quadro foi transmitido por um AP. O destino pode ser uma estação ou outro AP. A combinação desse campo com o anterior permite a identificação de quem é o transmissor e de quem é o receptor do quadro (AP ou Máquina) e, portanto, determinará quais endereços estão presentes no quadro e quais os seus significados.
  • Mais Fragmentos: indica que o quadro é um fragmento (um quadro pode ser dividido e cada parte é chamada fragmento) e existem mais fragmentos a serem transmitidos.
  • Retransmissão: indica que esse quadro é a retransmissão de outro quadro o qual foi perdido, ou seja, de um quadro em que não se recebeu o ACK.
  • Gerenciamento de Energia: indica que a estação está operando em modo de gerenciamento de energia. Não estudaremos esse modo nesta disciplina.
  • Mais Dados: indica que a estação tem mais dados para transmitir.
  • WEP: indica que a criptografia está sendo utilizada.
  • Reservado: é um campo reservado, ou seja, não utilizado atualmente.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados