Cursos / Redes de Computadores / Sistemas Operacionais / Aula
Há algum tempo, as informações do computador não eram armazenadas em discos rígidos; elas eram armazenadas em fitas magnéticas (similares às fitas cassetes usadas para escutar música da década de 1980, e nas fitas VHS usadas para armazenar filmes). A forma de acessar a informação nesse tipo de mídia era sequencial, ou seja, para acessar informações no meio da fita, tínhamos que rebobinar a fita até o ponto desejado.
Atualmente, como utilizamos discos, os dados podem ser acessados fora da ordem (assim como num CD, podemos ir direto para a música 10 sem precisar passar por todas as outras; em um HD podemos acessar os arquivos armazenados em qualquer ordem). Portanto, o acesso à informação se tornou mais rápido. Os sistemas operacionais modernos se utilizam apenas dessa forma de acesso e os arquivos que podem ter seus dados acessados em qualquer ordem são chamados de arquivos de acesso aleatório.
Uma comparação interessante que podemos fazer com relação a essa evolução é comparar os antigos Papiros – rolos de papel utilizados na antiguidade para registrar os documentos – com os livros que podemos selecionar um determinado capítulo saltando as suas páginas (Figura 4).
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados