Cursos / Redes de Computadores / Sistemas Operacionais / Aula
Para entender como os dados são armazenados e salvos, vamos voltar para a analogia que fizemos de um computador com uma mesa de estudos, usada nas aulas anteriores. Nesse caso, sabemos que todo o material de estudo – nossos livros, nossas listas de exercícios – devem permanecem guardados. No caso da mesa representada na Figura 1, esse material está guardado nas gavetas. Fazendo uma analogia com o computador, podemos dizer que essas gavetas correspondem aos discos rígidos de um computador.
As gavetas servem para guardarmos todo o material de estudo, incluindo tudo que foi feito durante nossos estudos anteriores. Além disso, as gavetas servem para que possamos ter a mesa livre para realizar tarefas de disciplinas diferentes sem misturar livros e apostilas de cada uma. E mais ainda, se nossa mesa de estudos for suficientemente grande para ser compartilhada com outras pessoas, essas pessoas podem compartilhar o mesmo material guardado nas gavetas.
Quando usamos as gavetas para armazenar nosso material de estudo, precisamos nos lembrar de manter sempre todo o material organizado para que todas as pessoas que se utilizam da mesa (inclusive nós mesmos) possam ter acesso fácil à informação armazenada nas gavetas.
Podemos dizer que o sistema operacional gerencia o armazenamento de dados de forma parecida com o exemplo das gavetas na mesa de estudos. Basicamente, é preciso que ele procure atender a três requisitos:
Para facilitar a organização dos dados nos discos rígidos, o sistema operacional armazena os dados em unidades chamadas “arquivos” (mesmo conceito dos documentos de papel utilizados nas empresas para guardar informações de suas várias atividades). Assim, para permitir o gerenciamento desses dados, o sistema operacional oferece aos processos a capacidade de criar, ler, mover e alterar arquivos.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados