Cursos / Redes de Computadores / Sistemas Operacionais / Aula
Nas aulas anteriores, vimos como são realizadas as transferências de dados entre a CPU, a memória e os diversos dispositivos de E/S. Nesta aula, você vai entender como os dados permanecem salvos, mesmo depois que um computador é desligado.
Sabemos que os programas, para serem executados, precisam ser carregados na memória principal. Entretanto, às vezes, o espaço de memória principal não é suficiente para atender às necessidades de todos os processos. Além disso, discutimos que toda a informação presente na memória de um computador seria perdida quando o computador fosse desligado. Aí você deve estar se perguntando: como fazer, então, para manter e para acessar os dados após o computador ser desligado?
Assim, para atender a essas necessidades, são utilizados discos e outras mídias digitais externas para armazenamento de dados que devem permanecer salvos, mesmo que o processo seja encerrado e até mesmo quando o computador for desligado. O gerenciamento desse “depósito” de informações será o foco desta nossa aula.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados