Cursos / Informática para Internet / Desenvolvimento Desktop / Aula

arrow_back Aula 04 - Componentes: Campo de Texto (JTextField) e Botão (JButton)

O Componente Botão (JButton)

Você, ao utilizar programas com interface gráfica em ambientes como Windows e Linux, por exemplo, certamente, já se deparou com botões em suas interfaces. Portanto, o seu uso é bastante óbvio, pois os botões permitem a ativação de certas ações, como por exemplo, realizar confirmações (normalmente, através do botão OK), cancelar ações (Cancel), abrir novas janelas, enviar um e-mail, enviar um texto em um programa de mensagem instantânea (tipo msn) e assim por diante. É bom lembrar que algumas propriedades, já discutidas anteriormente nos componentes JLabel e JTextField, se comportam da mesma forma para outros componentes como o JButton. Em vista disso, não vamos discuti-las novamente, apenas utilizá-las nas aplicações e nos exercícios.


Mas como Implementar um Botão na minha Aplicação?

  1. Primeiramente, crie uma aplicação e adicione um Frame (JFrame).
  2. Em seguida, procure na paleta de componentes à direita o ícone do botão (Button). Veja a Figura 9:
  3. Paleta com o componente JButton em destaque.
  4. Clique no botão e arraste-o para alguma posição dentro do Frame. Essa posição será determinada pelo gerenciador de layout associado ao frame (Figura 10). Os gerenciadores de layout disponíveis serão vistos mais adiante no curso.
  5. Inserindo um botão no JFrame.
  6. Uma vez posicionado o botão, você poderá configurar diversas propriedades dele e, também, realizar diversas ações com o botão. Veja também que a classe que implementa um botão, na API Java, é a JButton.
  7. Para configurar as características do botão, observe as opções disponíveis no painel Propriedades da janela logo abaixo da paleta de componentes. Observe que a própria interface gráfica do NetBeans usa esses componentes, como o botão Propriedades que acabamos de ver na Figura 11.
  8.  Propriedades do componente Botão (JButton).
  9. Na lista de propriedades disponíveis você poderá personalizar o seu botão e deixá-lo do seu jeito. Além das propriedades que já vimos anteriormente, vamos ver mais algumas, incluindo propriedades específicas desse componente:
    • border – essa propriedade permite definir uma borda para o componente, possibilitando a escolha do tipo de linha, cor e espessura da borda.
    • enabled – se esse checkbox estiver marcado, significa que o componente ficará habilitado, ou seja, no caso do botão, poderá ser clicado, caso contrário, ficará desabilitado e não será executada nenhuma ação definida para esse componente. Por padrão, esse checkbox já é marcado.
    • icon – essa propriedade permite inserir um ícone no componente.
    • toolTipText – essa propriedade permite incluir um texto explicativo que aparece para o usuário quando o cursor passar por cima do componente.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados