Cursos / Informática para Internet / Desenvolvimento Desktop / Aula

arrow_back Aula 14 - Arquivos – Lendo, Escrevendo e Criando - Parte 2

Métodos de Entrada/Saída Bufferizados para Arquivos de Texto

O pacote java.nio.file suporta canais de entrada/saída, que fazem uso de buffers (posições temporárias de memória), melhorando limitações inerentes ao stream (fluxo) de dados.

Lendo um Arquivo Usando Buffered Stream I/O

O método newBufferedReader(Path, Charset) abre um arquivo para leitura, retornando um BufferedReader o qual pode ser usado para ler texto de um arquivo eficientemente.

O trecho de código a seguir mostra como utilizar o método em questão. O arquivo é codificado no padrão “US-ASCII”.


Escrevendo em um Arquivo Através de um Buffered Stream I/O

Pode-se usar o método newBufferedWriter(Path, Charset, OpenOption...) para escrever em um arquivo usando um BufferedWriter. O trecho de código a seguir mostra como criar um arquivo codificado no padrão “UTF-8” usando esse método. Note que o padrão de codificação “UTF-8” permite a utilização de acentuação ortográfica e por isso esse padrão foi escolhido. O mesmo também é necessário para a leitura de arquivo que contenham acentos.


Métodos para Unbuffered Streams e Interoperação com a API java.io

Lendo:

Para abrir um arquivo para leitura, pode-se usar o método newInputStream(Path, OpenOption...). Esse método retorna um unbuffered input stream para ler bytes de um arquivo.

Criando e escrevendo:

É possível criar, adicionar conteúdo ou escrever em um arquivo através do método newOutputStream(Path, OpenOption...). Esse método abre ou cria um arquivo para escrever bytes e retorna um unbuffered output stream.

Se o parâmetro opcional OpenOption não for especificado e o arquivo não existir, um novo arquivo é criado. Se o arquivo existe, ele é truncado. Essa opção é equivalente a invocar o método com as opções CREATE e TRUNCATE_EXISTING.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados