Cursos / Informática para Internet / Desenvolvimento Desktop / Aula

arrow_back Aula 13 - Arquivos – Lendo, Escrevendo e Criando - Parte 1

Uma Breve Introdução sobre Arquivos

Instâncias da classe java.nio.file representam caminhos (paths) para possíveis locais no sistema operacional. Lembre-se de que ele apenas representa um arquivo ou diretório, isto não quer dizer que esses caminhos existam ou não.

Path (caminho)

O primeiro conceito importante a se aprender é o conceito de path (ou caminho), um objeto que pode ser usado para localizar um arquivo em um sistema de arquivos. Um path representa um caminho que é hierárquico e composto por uma sequência de elementos de diretório e pelo nome do arquivo, separados por um separador ou delimitador especial. Um caminho pode representar uma raiz (root), uma raiz e uma sequência de nomes, ou simplesmente um ou mais elementos de nomes. A Figura 1 mostra uma árvore de diretórios contendo apenas um nó raiz. O sistema operacional Windows suporta múltiplos nós raiz. Cada nó raiz é mapeado para um volume, C:\ ou D:\. O sistema operacional Solaris permite apenas um nó raiz, que é representado pelo caractere barra (/).

Amostra de uma estrutura de diretórios

Um arquivo é identificado pelo seu path (ou caminho) em um sistema de arquivos, começando pelo nó raiz. Por exemplo, o arquivo statusReport, na Figura 1, é representado pela seguinte notação no Solaris OS:

/home/user2/statusReport.

O mesmo arquivo no Windows OS tem a seguinte representação:

C:\home\user2\statusReport.

O caractere utilizado para separar os nomes dos diretórios (delimitador) é específico do sistema operacional. O Solaris OS, por exemplo, usa a barra (/), enquanto que o Windows usa a contrabarra (\).

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados