Cursos / Informática para Internet / Programação Orientada a Objetos / Aula
É preciso um considerável aprendizado até estar apto a programar utilizando as classes dos pacotes javax.swing e java.awt, pois elas utilizam conceitos próprios de disparo e captura de eventos.
Os eventos são utilizados para representar ações realizadas pelo usuário, sistema operacional ou temporizadores, ou seja, entidades externas ou internas ao sistema capazes de indicar um fenômeno que modifique estados dentro da aplicação. Cada ação do usuário pressupõe um Evento, e do outro lado, é preciso existir uma entidade capaz de “ouvir” esses eventos e realizar as ações necessárias. Esses são os listeners, cadastrados para receberem determinados eventos.
A construção de uma interface gráfica que traga conforto ao usuário e que obedeça a critérios de usabilidade precisa ter seu design bem planejado e um layout de componentes gráficos que tenha um comportamento estável quando a janela for ocultada, movida e redimensionada.
A linguagem Java possui classes especiais, denominadas de classes de Layout, voltadas à manutenção das posições e dimensões dos componentes visíveis e de componentes que servem como organizadores ou containers de outros componentes.
O acesso a banco de dados em Java é feito pelas classes do pacote java.sql, que compõem a API JDBC (Java Database Connectivity). Nela, encontramos classes para estabelecimento de conexão com um banco de dados, execução de comandos ao banco de dados (escritos em uma linguagem padrão chamada de SQL), gerenciamento de transações, e outras funcionalidades. O estudo da API JDBC pressupõe conhecimentos básicos de banco de dados e linguagem SQL. Porém, dominar essa API leva poucas horas de estudo.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados