Cursos / Informática para Internet / Programação Orientada a Objetos / Aula

arrow_back Aula 15 - Estudos Avançados em Java

Refazendo a Trilha

Nosso passeio pelo mundo da programação orientada a objetos em Java está chegando ao fim. Mas, a viagem só está começando!

Esse é um momento oportuno para revermos o caminho que tomamos no aprendizado da programação orientada a objetos e na linguagem Java. Vamos (re)ver características da linguagem e novos caminhos que poderemos tomar para um estudo especializado e mais aprofundado da programação OO em Java.

Para utilizarmos a linguagem Java, tivemos que instalar um conjunto de programas, chamado de JDK (Java Development Kit), ou Kit de Desenvolvimento Java, que serve como a ferramenta e “bancada” principal do desenvolvedor Java.

Como vimos anteriormente, é no JDK que vem o compilador e a máquina virtual Java (responsável por executar nossos programas), além também das classes padrões que usamos para construir nossos programas.

Pois bem, vamos ver um pouco mais sobre as principais versões de distribuição de Java e suas bibliotecas de classes principais disponíveis.

  1. JSE – Java Standard Edition – fornece as funcionalidades essenciais da linguagem e APIs básicas. É nela que está contida as principais classes de uso costumeiro em Java, tais como, String, System e a própria biblioteca Collection, usada nas nossas aulas. A plataforma JSE oferece muito mais classes para implementar aplicações bem mais sofisticadas, tais como bibliotecas para interfaces gráficas, acesso a arquivos, comunicação em rede, acesso a banco de dados.
  2. JEE – Java Enterprise Edition – essa plataforma é usada para o desenvolvimento de aplicações corporativas e cliente-servidor. Uma das principais funcionalidades de JEE atualmente é oferecer tecnologias para o desenvolvimento de aplicações web, tais como: (i) Servlets – permite definir classes capazes de receber dados de formulários web; (ii) Java Server Pages (JSP) – possibilita a construção de páginas HTML dinâmicas; e (iii) Enterprise Java Beans (EJB) – permite definir classes que oferecem serviços distribuídos os quais contêm as regras de negócio principal da aplicação.
  3. JME – Java Micro Edition – É a plataforma de classes Java voltada para os dispositivos com capacidade reduzida de processamento e armazenamento de dados, tais como aparelhos celulares, palms etc. Ela é dessa forma usada para desenvolvimento das aplicações denominadas de “embarcada”, que está presente em brinquedos, robôs, eletrodomésticos etc.

Esses 3 (três) grandes grupos de tecnologias Java envolvem uma gama de outras tecnologias, como foi o exemplo apresentado para Java Enterprise Edition. Porém, essa divisão serve para classificá-las ou organizá-las de forma estratégica de acordo com a categoria de problemas (e soluções) que iremos trabalhar.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados