Cursos / Informática para Internet / Programação Orientada a Objetos / Aula

arrow_back Aula 01 - Introdução à Programação Orientada a Objetos

Conceitos iniciais e histórico

Orientação a Objetos

A Programação Orientada a Objetos (POO) é um paradigma de programação de computadores que usa os conceitos de Objetos e Classes como elementos centrais para representar e processar dados usados nos programas.

Histórico

De acordo com dados bibliográficos, os conceitos da Programação Orientada a Objetos (POO) surgiram no final da década de 1960, quando a linguagem Simula-68 introduziu os conceitos de objetos e troca de mensagens para a construção de programas.

Tais conceitos foram posteriormente amadurecidos e aprimorados durante a década de 1970 pela linguagem de programação Smalltalk, desenvolvida no laboratório de pesquisa da Xerox, nos Estados Unidos. Entretanto, a popularização da POO só se deu ao longo das décadas de 80 e 90, com as linguagens C++ e Java.

Um dos principais pesquisadores que introduziu os conceitos de POO foi o cientista Alan Kay da Xerox, um dos criadores da linguagem Smalltalk. Durante suas pesquisas, Alan desenvolveu a ideia de que poderíamos construir um programa usando conceitos e abstrações do mundo real, como objetos, troca de mensagens. Ele começou a desenvolver suas ideias sobre um sistema de software fazendo uma comparação com o sistema de seres vivos.

Figura 1 - Diagrama de Alan Kay

Descrição imagem


Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados