Cursos / Informática para Internet / Banco de Dados / Aula
O Modelo Entidade-Relacionamento (MER) é um modelo conceitual a partir do qual o nosso banco de dados pode ser modelado. Representamos esse modelo por um diagrama Entidade-Relacionamento (ER). No diagrama ER, utilizamos símbolos gráficos para representar os requisitos dos usuários.
Antes de falar sobre os conceitos, vamos conhecer a história do Modelo Entidade-Relacionamento (MER). Tudo começou quando o Dr. Peter Chen, em 1976, propôs o modelo Entidade-Relacionamento (ER) para projetos de banco de dados. Isso deu uma nova e importante percepção dos conceitos de modelos de dados. O modelo ER proposto pelo Dr. Peter possibilitava ao projetista concentrar-se apenas na utilização dos dados sem se preocupar com estrutura lógica de tabelas (DEVMEDIA, 2010). Por esse motivo, o modelo ER é utilizado pelo projeto conceitual para modelar os conceitos do banco de dados de forma independente de SGDB (Figura 1).
Note que na Figura 1 o Projeto Conceitual é antecedido pelo Levantamento e Análise de Requisitos. A etapa de levantamento e análise de requisitos não será detalhada aqui por ser uma etapa extensa e composta por várias subetapas. Por exemplo, requisitos podem ser obtidos através de entrevistas com os futuros usuários do sistema. No caso, antes de se realizar uma informatização, os formulários em papel podem ser utilizados para indicar elementos conceituais da aplicação. Ou seja, em geral, é função do analista de sistemas realizar o levantamento de requisitos e passá-los para a equipe de modelagem do banco de dados.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados