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arrow_back Aula 09 - Google Drive: Documentos (Parte 02)

Ferramentas de produtividade do Google Documentos

Você deve estar pensando: como assim ainda tem mais coisas para fazer com o Google Docs? Isso mesmo! Além dessas funções que, como eu já mencionei, são comuns a muitos outros processadores de texto, o Documentos Google possui outras que dão um plus a ele.

Galeria de modelos

O Google Docs oferece uma série de modelos de documentos bastante utilizados, seja em âmbito pessoal ou inerente ao cotidiano de algumas profissões. São vários modelos de documentos de texto pré-formatados que você pode utilizar divididos em categorias como: currículos, cartas, pessoal, trabalho e educação. Os modelos disponíveis proporcionam a produção de:

  • Currículos profissionais
  • Cartas pessoais e comunicados comerciais
  • Receitas
  • Projetos de trabalho profissionais e acadêmicos
  • Relatos de reuniões
  • Boletins informativos
  • Brochura para confecção de portfólios
  • Relatórios diversos
  • Planos de aula (mais específicos para professores)

Para acessar os modelos, basta acessar a página inicial do Documentos Google (docs.google.com). Na faixa superior, em “Iniciar um novo documento”, você terá a opção de começar um novo ou a partir de alguns modelos sugeridos. Para acessar todos os modelos, clique em Galeria de Modelos e todas as opções disponíveis serão apresentadas a você. Agora, é só escolher o modelo, clicando sobre ele, e iniciar sua produção de texto!

Acesso à galeria de modelos do Documentos Google

Corretor ortográfico

Essa função é comum a todos os outros processadores de textos. Por padrão, todos os termos digitados em desconformidade com o dicionário adotado no seu Google Drive, provavelmente o Português do Brasil (PT-Br), serão sublinhados com uma marcação em vermelho.

Você pode corrigir cada sugestão clicando com o botão direito do mouse na palavra ou solicitar, em Ferramentas → ortografia → verificação ortográfica, que o Google Docs mostre cada palavra, indicando, inclusive, uma sugestão para correção. Com isso, você terá a opção de alterar, inclusive se tiver outras incidências do erro no documento, ignorar ou ainda adicionar ao dicionário.

Digitação por voz

Este é um recurso que, embora tenha foco na acessibilidade, pode otimizar o trabalho de qualquer pessoa que precisa produzir textos. Com a ferramenta de digitação por voz, você pode ditar o conteúdo para que seu computador redija o texto para você. Entretanto, vale destacar que, até fevereiro de 2019, essa função está disponível apenas para acesso ao Google Docs pelo navegador original da Google, como você conheceu na Aula 05, o Google Chrome.

Essa ferramenta é acessível em: Ferramentas → Digitação por voz. Com isso, a janela abaixo é aberta. Para começar a captação do seu áudio, basta fazer um clique no ícone do microfone.

Botão de captação de áudio

Lembre-se que é preciso ter um microfone com uma boa captação e que o ambiente em que você está ditando seu texto não deve ter interferência de barulhos e ruídos externos.

Tradutor de documentos

Essa função é bem simples e, como você pode imaginar, por ser um recurso Google, ela é baseada no Google Tradutor. Ela é usual para quando você precisa redigir um documento em uma língua que não domina. Depois de um texto produzido no Documentos Google, você deve acessar: Ferramentas → Traduzir documento… Com esse procedimento, a janela de diálogo abaixo será aberta:

Traduzir documento

Você será informado que uma cópia traduzida do documento será criada. Perceba que ela não sobrescreve o conteúdo do seu texto, mas cria uma nova cópia, a qual, inclusive, você pode renomear. Depois disso, basta que você escolha o idioma para o qual deseja traduzir o seu documento.

Atenção

Essa ferramenta, de fato, auxilia muito na tradução de um documento, entretanto, você deve imaginar que, pelo menos por ora, as máquinas não conseguem ter a mesma leitura de mundo que a gente, o que pode ocasionar algumas traduções bem forçadas, como dizem por aí: “ao pé da letra”. Por isso, antes de pensar em utilizá-la para facilitar suas atividades na disciplina Inglês Técnico, use as habilidades desenvolvidas nessa disciplina para revisar sua produção. Ok?

Editor de scripts

Essa ferramenta parece ser bem útil para você da área de TI. O Google Docs lhe oferece, praticamente, um ambiente de desenvolvimento integrado, ou seja, uma IDE (do Inglês: Integrated Development Environment), em que você pode digitar e manusear códigos de programação específicos para os produtos da Google. Para acessar essa informação, você deve ir em Ferramentas → Editor de scripts. Acessando esse caminho, uma nova aba de seu navegador é aberta para mostrar o Editor de Scripts do Google Docs.

Editor de scripts do Google Docs

Com o editor de scripts do Google Docs, você terá acesso a uma série de funções que lhe auxiliarão na produção de algoritmos e códigos. Então, que tal testar essa ferramenta? Veja com seu professor de Lógica de Programação como pode usar essa ferramenta para explorar os conceitos da disciplina e da área.

Bem, essas eram as ferramentas “escondidas” no Documentos Google que eu queria mostrar a você. A seguir, veremos outras possibilidades que podem ser inseridas nele para complementar suas atividades.

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