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arrow_back Aula 08 - Google Drive: Documentos (Parte 01)

Adicionar outros itens ao documento de texto

Mas nem só de texto vive um bom documento, né?! Você pode explorar outras mídias e recursos em seu texto, seja para diversificar a forma de apresentação do conteúdo, seja para evidenciar outras informações relevantes. Como você aprendeu, boa parte dos itens que queremos adicionar ao documento estarão na opção Inserir, da barra de menu. A seguir, conheça alguns itens básicos que você pode inserir em seu documento de texto produzido pelo Documentos Google.

  • Imagensarrow_drop_down

    O diferencial do Google Docs é que, por ele ser on-line, as imagens que você deseja adicionar ao seu documento não precisam estar presentes no disco físico do seu computador ou dispositivo móvel. Você também pode adicionar imagens a partir de uma URL do seu Google Drive ou do seu Google Fotos.

    Além de não demandar espaço físico em seu computador, a opção de inserir imagens por URL permite que você busque diretamente da internet a mídia desejada para ilustrar o seu documento. Para tanto, acesse:

    1. Inserir → Imagem → Pesquisar na web.

    Ainda assim, se desejar fazer buscas avançadas, você pode ir diretamente ao motor de busca do Google, indicar o termo que lhe interessa e pesquisar imagens relacionadas. Em seguida, na tela de resultados, abaixo do campo de busca:

    1. Clique na opção Imagens que apenas esse tipo de mídia será exibido nos resultados.
    2. Ao escolher sua imagem, clique sobre ela com o botão direito no menu aberto e escolha Copiar endereço da imagem (ou URL da imagem).
    3. Retornando ao Documentos Google, vá em Inserir → Imagem → Por URL e cole o endereço da imagem buscada e escolhida por você.
    4. Clique em Inserir.

    Após esses passos, a imagem será incluída no documento de texto, no campo em que o cursor estava posicionado.

  • Linksarrow_drop_down

    Já falamos sobre hiperlink e, certamente, esse é o primeiro pensamento que lhe ocorre quando falamos a respeito da inserção de links em documentos de texto. Entretanto, o Documentos Google oferece outras possibilidades, além de permitir que você marque uma palavra ou um fragmento de texto e direcione-o a um endereço web. Você também pode adicionar links para um cabeçalho, ou para uma nota de rodapé do documento.

  • Equaçõesarrow_drop_down

    Esse recurso é ideal para aqueles trabalhos que demandam fórmulas matemáticas. O Documentos Google possibilita que você inclua essas representações por meio do suporte da opção Equações. Para tanto, basta clicar em Inserir → Equações. Abaixo da barra de ferramentas, será aberta uma barra com opções de símbolos matemáticos. Basta clicar em cada uma das seções desse menu e escolher as representações, de acordo como deseja compor os números e as incógnitas (geralmente letras) diretamente do teclado do computador. Por exemplo, a Fórmula de Bhaskara, utilizada em cálculos de equações do 2o Grau, pode ser montada assim:

    $$x = \frac{-b\pm\sqrt{b^2-4\times a \times c}}{2 \times a}$$

    Que tal tentar reproduzi-la?

  • Desenhosarrow_drop_down

    Permite que você crie formas, figuras e diagramas em seu documento de texto, por meio do suporte do Desenhos Google (Google Draw), sendo este outro aplicativo do Google Drive. Para mais informações sobre como utilizar esse serviço, acesse o suporte para o Google Desenhos.

  • Gráficosarrow_drop_down

    Essa função lhe ajudará a incluir gráficos em seu documento de texto. Você tem a opção de inserir gráficos do tipo barras (), colunas (), linhas () e pizza (). Entretanto, atente que, se você apenas solicitar a inserção deles, sem a fonte dos dados, os gráficos serão incluídos com informações aleatórias e em formato de imagem, sem, portanto, permitir que você os altere. A opção mais adequada é escolher, primeiro, os dados provenientes de uma planilha eletrônica do Planilhas Google, sobre o qual trataremos mais detalhadamente nas próximas aulas.

  • Tabelasarrow_drop_down

    Você pode inserir uma tabela em seu documento para organizar dados e conteúdos. O tamanho dela é totalmente personalizável ao seu interesse. Para escolher a opção tabela automaticamente, o Google Documentos sugere, a partir do movimento do mouse, a quantidade de linhas e colunas que você utilizará. Assim, selecione a quantidade que deseja para criar sua tabela.

Agora que você já conheceu essas outras funcionalidades, que tal praticá-las?

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