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Para elaborar nosso questionário, vamos pensar em seis perguntas, quais sejam: Número de matrícula; Data de nascimento; Polo de apoio presencial; Ênfase(s) que mais lhe interessa(m); Conhecimento dos aplicativos do Google Drive apresentados na disciplina e Nível de satisfação com a disciplina. Você pode imaginar qual tipo de pergunta usaremos para cada uma delas? Que tal você tentar? Uma dica: nenhum tipo será repetido!
Hum… Então, vamos fazer juntos. A primeira pergunta será do tipo Resposta curta. No campo relativo ao questionamento, colocaremos: Qual o seu número de matrícula? Perceba que o Formulários Google, ao identificar a palavra número, sugere automaticamente a configuração para validação da resposta. Quando não é ativada automaticamente, a validação de respostas pode ser inserida a partir do menu Mais .
Além do resposta curta, os tipos de pergunta parágrafo e caixa de seleção também permitem configurar uma validação de resposta. Isso faz com que você tenha maior controle sobre as respostas inseridas pelo respondente, apesar de serem questões abertas. O quadro a seguir sistematiza as opções de validação de resposta:
Figura 07 - Opções de validação de respostaTipo de Pergunta | Validador de Resposta | Função |
Resposta curta | Número | Define intervalos do número e o tipo de informação numérica. |
Texto | Indica termos que devem conter ou não, bem como SE trata-se de um e-mail ou URL. | |
Comprimento | Define número mínimo ou máximo de caracteres. | |
Expressão regular | Indica termos que devem conter ou não, bem como correspondências. | |
Parágrafo | Comprimento | Define número mínimo ou máximo de caracteres. |
Expressão regular | Indica termos que devem conter ou não, bem como correspondências. | |
Caixa de seleção | Selecione pelo menos | Define a quantidade mínima de respostas a serem selecionadas. |
Selecione até | Define a quantidade máxima de respostas a serem selecionadas. | |
Selecione exatamente | Define a quantidade exata de respostas a serem selecionadas. |
Os demais tipos de pergunta, apesar de não possuírem uma ferramenta para validação de resposta, permitem inserir recursos a partir do tipo de resposta. Essas funcionalidades também estão disponíveis no botão Mais, que será visto na próxima página.
Voltando à nossa questão, nossa resposta será um Número, e vamos optar pelo validador É um número, visto que a informação matrícula é composta por uma sequência de dígitos numéricos.
Também no menu Mais, é possível ativar a opção Descrição. Com isso, um campo abaixo da pergunta é ativado para que você insira uma informação que não gere dúvidas ao seu respondente sobre o que inserir Nesse caso, vamos ativar e incluir a descrição: Apenas números. Ex.: 20191234.
Para adicionar novas perguntas, basta clicar no botão Adicionar pergunta ou Duplicar . Nesse segundo caso, visto que a intenção é fazer uma pergunta diferente, evidentemente, será necessário configurar as informações.
Para treinar um pouco mais, configure as próximas duas questões como data e lista suspensa para, respectivamente, as seguintes perguntas: Qual a sua data de nascimento? e Qual o seu polo de apoio presencial?
Para a quarta questão, vou demonstrar de que forma você pode incluir uma imagem como uma resposta a ser selecionada pelo respondente. Aplique esse recurso à pergunta “Qual(is) ênfase(s) mais lhe interessam?”. Além do nome das ênfases, utilize as imagens que estão disponíveis no site do IMD e representam cada uma delas.
Inicialmente, você deve abrir a nova pergunta do tipo caixa de seleção, com a intenção de que o respondente possa escolher mais de uma resposta. Para adicionar as cinco ênfases como possíveis respostas, clique em Adicionar opção. Para inserir a imagem em cada campo, clique no botão, ao lado da caixa de texto.
O procedimento para inserir imagens no Google Drive é o mesmo visto por você em aulas anteriores e, como vamos usar as imagens disponíveis no site do IMD, escolheremos a opção inserir por URL. Além disso, vamos configurar a escolha de no máximo três opções. Para fazer isso, você já sabe que vamos utilizar uma validação de resposta!
Perceba ainda que estamos deixando todas as perguntas como de resposta obrigatória. Entretanto, caso essa não fosse uma intenção do formulário, bastaria mover o seletor para a esquerda , desativando assim a obrigatoriedade da resposta.
A próxima pergunta que vamos configurar é para sabermos sobre o conhecimento de nossos colegas, antes desta disciplina, acerca dos aplicativos do Google Drive que já foram estudados até aqui – Documentos, Planilhas e Apresentações Google. Queremos que o respondente se posicione nas seguintes respostas: Não Conhecia; Conhecia, mas não utilizava e Conhecia e já utilizava. Perceba que essa pergunta é uma relação de elementos em uma tabela, portanto, vamos utilizar perguntas do tipo Grade de múltipla escolha.
Na pergunta, deixaremos o seguinte comando: Sobre o seu conhecimento dos aplicativos do Google Drive apresentados na disciplina. Nas linhas, vamos inserir o nome dos três aplicativos e nas colunas, nossas opções de resposta. Como queremos que o respondente se posicione em uma das três possibilidades de resposta, no botão Mais, vamos marcar Limitar a uma resposta por coluna.
Vamos agora inserir a última pergunta do nosso questionário que trata do nível de satisfação do aluno com a disciplina de ITI. Para essa questão, daremos como possibilidade de resposta uma escala entre 1 a 5, em que um é muito ruim e cinco é muito boa a satisfação. Para tanto, usaremos uma pergunta do tipo Escala Linear, e deixaremos a opção padrão de escala, que é justamente a que pretendemos. Incluiremos uma descrição para detalhar os critérios da escala e inserir marcadores, embora opcionais, nos limites mínimo e máximo.
Vimos que a depender do tipo de pergunta e do tratamento que damos à resposta, é possível diversificar bastante um “simples” questionário. E não é só isso! Vamos para a próxima página!
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