Acesso ao Apresentações Google

Você já sabe que existem diferentes formas de abrir um novo arquivo no Google Drive. Uma delas é clicando no botão novo na tela inicial do Google Drive e, em seguida, escolhendo o tipo de arquivo desejado (texto, planilha, slide etc). Uma outra é acessando o endereço do aplicativo específico e, por fim, também é possível o acesso por meio do endereço que lhe direcionará ao Google Slides (slides.google.com/create). Essa última é a que iremos adotar! Clique no link indicado, para abrir sua nova apresentação a partir de um modelo em branco.

Tela inicial do Apresentações Google

A apresentação em branco é meio sem graça, não é? Veja que, quando você escolheu uma nova apresentação a partir de um modelo, o arquivo possuía muitos textos na página anterior, com várias formatações, cores, imagens e outros elementos gráficos.

No entanto, diminuir parte dessa apatia é bem simples. Perceba que, do lado direito, o próprio Google Slides lhe sugere alguns temas relativos a nada mais do que a alguns layouts de tema de apresentação que você pode escolher para a sua apresentação. Vamos escolher um deles. Eu vou optar pelo tema intitulado Modernização, afinal, são Tempos Modernos! Para escolher o seu, basta navegar nas opções e clicar sobre a que mais lhe agradou. Imediatamente, o tema é aplicado à sua apresentação de slides.

Você pode alterar o tema quantas vezes quiser. Se tiver algum outro arquivo de slides salvo em sua conta do Google Drive, é possível importar o tema, clicando no botão abaixo da caixa de diálogo e indicando em qual apresentação de slides você deseja se basear. Definido o seu tema, feche a caixa de diálogo do menu de temas.

Figura 03 - Escolhendo o layout

Agora que você basicamente já definiu uma estrutura para a sua apresentação, a sua tela deve estar semelhante à mostrada na imagem abaixo (Figura 04). Nessa tela, você conhecerá os recursos disponíveis no Apresentações Google a partir das barras de menu, das ferramentas e das colunas de exibição das miniaturas e área de trabalho. Certamente, muitas delas você já é capaz de dizer para que servem, afinal, como falamos em outras aulas, é uma intenção do Google padronizar a interface de seus aplicativos.

As outras colunas são específicas do aplicativo de slides. Como fiz na aula sobre o Planilhas Google, na qual marquei as opções de menu específicas desse aplicativo em verde, aqui, marcarei as opções do Apresentações Google em amarelo.

Figura 04 - Tela principal do Apresentações Google e suas funcionalidades

Ah, e tem um detalhe! Sempre que você clicar em um campo de texto, os botões de formatação básica surgirão na barra de ferramentas!

Então, será que você já consegue associar um menu de funcionalidades a uma opção específica do menu? Assim como nas aplicações passadas, vamos fazer esse teste! Acesse o seu Apresentações Google e procure relacionar, mentalmente, cada um dos itens da barra de menu com as opções presentes neles.

Saiba Mais

Caso tenha dificuldade para identificar algumas das funcionalidades, não esqueça que você pode sempre consultar os seguintes sites:

Então, como você se saiu? Espero que bem! Creio que você já deve ter aprendido uma lição: mais do que decorar os caminhos, o importante é relacionar o que pretende fazer à opção do menu. Assim, você sempre terá maior facilidade para encontrar a funcionalidade desejada, e as ferramentas mais utilizadas serão, naturalmente, associadas ao caminho.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados