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Nesta aula, foram considerados os seus conhecimentos prévios sobre Educação a Distância (EaD), relacionando-a com a educação presencial, com a qual você provavelmente está mais familiarizado, para construir uma nova concepção a respeito do tema. Assim, foi possível perceber que um curso na modalidade a distância pode ser tanto ou mais efetivo quanto o presencial. Desse modo, é fundamental que o aluno distante desenvolva autonomia de sua aprendizagem, reservando e organizando o tempo dedicado aos estudos e à realização das atividades do curso.
Também discutimos o motivo de a EaD representar um importante mecanismo de democratização do acesso à Educação. Você compreendeu que a forma de execução de cursos a distância favorece aqueles que não têm como frequentar instituições de ensino físicas por fatores como: localização geográfica, condições econômicas e sociais, pessoais, entre outros. O Sistema E-Tec Brasil, ao qual os cursos do IMD estão vinculados, é um exemplo de política pública nesse sentido, pois oferece cursos em nível técnico, a distância, a jovens de diferentes localidades do país.
Por fim, vimos que a modalidade de educação a distância é regulamentada por alguns documentos legais. Embora tenha sido oficializada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN no 9.394/1996), foi pouca a dedicação para tratar de questões fundamentais à sua execução. Atualmente, o Decreto Presidencial nº 9.057/2017 regulamenta e normatiza a EaD, definindo-a a partir de características como mediação, práticas pedagógicas, distanciamento físico e temporal entre professores e alunos e o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação.
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