Cursos / Informática para Internet / Lógica de Programação / Aula
Agora, conheça a estrutura de repetição para com parâmetro de passo. Esse parâmetro permite definir qual o valor que será incrementado na variável de controle da estrutura de repetição a cada iteração. Nas estruturas com variável de controle, o incremento pode ser positivo ou negativo. Em outras palavras significa que o passo pode ser realizado positivamente, ou seja, somando-se um valor positivo à variável de controle a cada execução da estrutura de repetição, ou pode ser somado um determinado valor negativo, provocando, assim, o decremento do valor armazenado na variável de controle. Veja, primeiro, o exemplo que realiza o incremento positivo de 2 a cada execução. Observe o código abaixo:
Repare que nesse exemplo há um novo parâmetro entre o valor 10 e a palavra faça na estrutura de repetição para. Esse parâmetro, denominado passo, define qual o valor que será somado ao valor de 'i' ao final de cada execução de laço do para, como mostra a Figura 02.
Conforme o exemplo apresentado, o valor inicial da variável de controle 'i' é igual a 1. Ao final do primeiro laço, o valor do incremento, que no exemplo é 2, será somado ao valor presente na variável de controle, por esse motivo, no laço seguinte será apresentado o valor armazenado em 'i', que corresponderá a 3.
Na próxima repetição, será somado, novamente, o valor de passo 2 ao valor 3 presente na variável de controle, que assumirá um novo valor (5, resultado de 2+3). Esse incremento de dois em dois ocorrerá até que o conteúdo da variável de controle seja maior do que 10 e, assim, é encerrada a execução da estrutura de repetição para.
Agora, retorne ao bloco de código anterior e altere o valor da variável de controle 'i' de 1 para 2 e execute novamente o exemplo. Em seguida, observe quais são os valores que serão impressos por esse algoritmo.
Além da possibilidade de se definir o tamanho dos incrementos realizados na variável de controle da estrutura de repetição para, é possível também definir que esse incremento ocorra na ordem inversa. Em outras palavras, significa que, ao invés do valor contido na variável de controle aumentar, é possível definir que ele diminua! Ou seja, vai de um valor maior até um valor menor.
Compreenda o exemplo abaixo que apresenta como fazer a execução da estrutura de repetição para na 'ordem inversa', ou seja, ao invés de ir de 1 até 10, a execução da estrutura de repetição será realizada de 10 até 1.
No exemplo acima, a variável de controle é iniciada com valor 10 e, a cada passo (execução do laço), esse valor será decrementado (diminuído) em -1. Isso ocorrerá até que o valor da variável de controle 'i' seja menor do que 1. Assim, serão impressos os números de 10 até 1, sequencialmente. Altere o valor de -1 para -2 e observe como se comportará o algoritmo. Note a partir de qual valor e quais os números serão impressos.
Agora que você compreendeu o uso do para com o uso de decremento unitário, lhe apresento um exemplo com decrementos de valor -2. O código abaixo realizará a impressão dos números pares de 10 até 1.
Que tal você alterar, agora, o exemplo acima e modificar o tamanho do decremento? Utilize novos valores (negativos). Você também pode alterar o valor inicial da variável de controle para que seja possível imprimir uma maior quantidade de números ao se utilizar passos muito grandes. Tente imprimir os números 100, 90, 80, 70, 60, 50, 40, 30, 20 e 10 (nessa ordem).
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados