Estrutura de Repetição com Variável de Controle: SEM indicação de passo de incremento - (cont.)

Na estrutura de repetição para, quando ocorre a primeira execução, o valor da variável de controle torna-se igual ao definido por meio do valor de inicialização. Este, por sua vez, diz respeito ao parâmetro indicado imediatamente após a palavra de do comando para. No exemplo apresentado, o valor inicial da variável de controle foi definido como 1 (um).

Logo em seguida, antes da primeira execução do laço, é verificado se o valor da variável de controle é menor ou igual ao valor da condição de parada – parâmetro definido como 10, indicado imediatamente após o até do comando para. Se a condição for verdadeira, inicia-se a execução do bloco de códigos do laço para e, no exemplo, o comando 'escreva i' é executado. Após a execução de todos os comandos internos ao bloco de códigos do laço, o valor da variável de controle é incrementado em +1, e essa soma ocorrerá uma única vez a cada execução do laço até que o valor de parada seja ultrapassado.

Atenção

Note que na estrutura de repetição para a quantidade de vezes que o bloco de código será executado já é conhecida, diferentemente da estrutura de repetição enquanto, que não se conhece previamente a quantidade de vezes que o laço será executado.

Agora, explore a característica relacionada à quantidade de repetições já conhecida para uma estrutura de repetição para. Você sabe qual é a soma de números de 1 até 5? Essa é fácil, pois são apenas cinco números e o resultado é 10, "certo"? E se eu quiser somar do número 7 até o número 22? Você saberia me dizer qual é o resultado? Explore o exemplo abaixo, ele apresenta a soma dos números de 1 até 5. Em seguida, altere o programa para que ele faça a soma de 7 até 22.

Você conseguiu obter o resultado da soma dos números de 7 até 22? Foi fácil, não? Imagine se você tivesse que realizar essa soma manualmente na calculadora, somando número a número. Quanto tempo você acha que precisaria para somar todos esses números? Para essas situações em que é necessário realizar repetidamente os mesmos passos, como somar uma sequência de números, utiliza-se as estruturas de repetição, seja a estrutura enquanto, seja a estrutura para.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados