Cursos / Informática para Internet / Dispositivos Móveis / Aula
No Android, algumas configurações do dispositivo podem ser alteradas durante a execução de sua Activity. Vamos estudar nessa sessão quais os impactos que essas mudanças acarretam na Activity e como ela se comporta após essas mudanças.
Durante a execução da aplicação, o aparelho pode mudar a orientação da tela, graças a um posicionamento diferente do dispositivo. Outro exemplo é a mudança na disponibilidade de um teclado físico, causada pelo usuário que o conecta ao dispositivo. Esses são alguns exemplos de mudanças que podem ocorrer durante a execução da sua aplicação e que causam alterações tão grandes nos recursos que, para se adaptar a essas mudanças, o Android reinicia automaticamente a Activity que estava sendo executada.
Para fazer essa reinicialização, o Android faz uma chamada ao método onDestroy e, em seguida, uma nova chamada ao método onCreate. Para evitar a perda de dados e informações, deve-se utilizar o método onSaveInstanceState, estudado na sessão anterior. Uma vez destruída e com os dados salvos, a Activity é recriada orientada à nova tela, ou com as informações de disponibilidade de teclado físico alterada, por exemplo. Tenha bastante cuidado no tratamento dessas mudanças de configuração para evitar a perda de dados.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados