Reprodução de Mídia

O Android permite aos desenvolvedores incluir suporte a reprodução de diversos formatos diferentes de áudio e vídeo em suas aplicações. Para tornar isso possível da maneira mais fácil, o Android disponibiliza a API MediaPlayer, que é capaz de tocar áudio e vídeo que esteja guardado nas pastas da aplicação, no sistema de arquivos do dispositivo ou até mesmo em um endereço conhecido, na internet. Esses arquivos podem ser reproduzidos em formatos diversos. Mais informações sobre os tipos suportados, bem como sobre o MediaPlayer podem ser encontrados no endereço http://developer.android.com/guide/appendix/media-formats.html (último acesso em 05 jun. 2015).

Para começar a utilizar o MediaPlayer em nossa aplicação, precisamos, mais uma vez, começar adicionando ao Manifest as permissões necessárias, caso existam. Para utilizar o MediaPlayer localmente e sem nenhuma interrupção aos serviços do Android, não é necessário configurar nenhuma permissão, porém, caso se deseje acessar uma mídia da internet, é necessário adicionar a permissão de internet ao Manifest. Essa permissão é a android.permission.INTERNET.

Outra funcionalidade que é utilizada muitas vezes quando se está reproduzindo uma mídia, principalmente um vídeo, é a interrupção do escurecimento da tela. É importante que, ao reproduzir um vídeo, sua aplicação mantenha a tela acesa o tempo inteiro, para que o usuário possa acompanhar o vídeo, sem precisar interagir com o dispositivo para evitar o escurecimento da tela.

Para que seja possível interromper esse serviço, é necessário declarar a preferência android.permission.WAKE_LOCK. Essa preferência avisa ao usuário que sua aplicação poderá suspender o escurecimento da tela e, com isso, gastar uma quantidade maior de energia, ao longo do tempo de execução da aplicação.

Conhecidas as principais permissões necessárias, vejamos agora como funciona o MediaPlayer.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados