Câmera

Utilizando o Intent para Captura de Vídeo

Para capturar vídeos utilizando a Activity padrão do Android não é muito diferente de capturar fotos. A Listagem 5 nos mostrará o código necessário para atingir o mesmo resultado e depois analisaremos as diferenças entre os dois métodos de captura.

Listagem 5 - Capturando um vídeo e salvando em local conhecido

Podemos perceber no código que poucas mudanças são necessárias para capturar vídeo, no lugar de fotos. A primeira mudança notável é a mudança na action do Intent. Agora passamos a ACTION_VIDEO_CAPTURE. Além disso, mudamos o formato e o prefixo do arquivo a ser salvo, indicando agora que o mesmo é um vídeo e mantendo o timeStamp como nome. As últimas linhas que mostram uma diferença importante e dizem respeito aos extras que são colocados no Intent.

O primeiro extra novo que vemos no Intent é o EXTRA_VIDEO_QUALITY. Esse atributo pode receber o valor 0, indicando que o vídeo deve ser gravado na menor qualidade possível, que também é a que ocupa menos espaço. Já o segundo extra, o EXTRA_DURATION_LIMIT, indica, em segundos, o tempo máximo que o vídeo poderá ter antes de ser finalizado. Por fim, o EXTRA_SIZE_LIMIT indica, em bytes, o tamanho máximo que o vídeo poderá atingir antes de ser parado. Com todos esses extras configurados, podemos iniciar a Activity da câmera normalmente, através do Intent criado.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados