Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Informática para Internet / Dispositivos Móveis / Aula
Na nossa implementação, primeiramente cadastramos um log de warning indicando as versões antiga e nova da base de dados que está sendo atualizada, e em seguidas executamos o script mostrado na Listagem 4.
DROP TABLE IF EXISTS comments
O script apresentado na Listagem 4 irá remover, caso exista, a tabela cujo nome seja "comments", que nesse caso representa toda a estrutura da nossa base de dados. Logo após limpar nossa base de dados, garantimos que o processo de criação será executado completamente, a partir da chamada direta ao método onCreate.
Com o código até agora mostrado, temos a parte estrutural do nosso banco de dados, mas ainda necessitamos de um canal de comunicação para que possamos trabalhar com os dados armazenados. Para tal comportamento, utilizaremos o padrão de projeto Data Access Object (DAO), explicado no diagrama de sequência na Figura 3.
Como podemos perceber no diagrama, o padrão DAO se responsabiliza pela comunicação dos nossos objetos de negócio com a nossa fonte de dados, separando nosso processamento da estrutura do banco. Seguindo um pouco a ideia proposta por esse padrão, criaremos uma classe responsável pelo tratamento das operações básicas com nossa classe Comment. A Listagem 5 apresenta a implementação da classe CommentsDao.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados