Cursos / Informática para Internet / Dispositivos Móveis / Aula
Para melhorar a compreensão, mostraremos na Listagem 3 o script resultante na constante.
Listagem 3 - Script resultante para criação da estrutura do banco de dadosComo podemos observar na Listagem 3, o script de criação define uma tabela com a estrutura similar à classe Comments mostrada na Listagem 1. Importante notar que, no caso do id, por se tratar da chave primária, foi indicado como tal, além de ser definido como autoincrement, ou seja, essa informação será atribuída automaticamente ao seu registro na tabela no momento de sua criação.
Dessa forma, se precisarmos inserir um objeto do tipo Comments na base de dados, basta criar o objeto, definir o texto do comentário e deixar que o próprio banco de dados gere o valor para o atributo id. Logo após as definições dessas constantes, temos definidos três métodos essenciais para o correto funcionamento da nossa base de dados. São eles: o construtor da classe e os métodos onCreate e onUpgrade.
No construtor, apenas invocamos um construtor de nossa classe pai, passando algumas informações como o contexto, nome do banco e sua versão (é importante salientar que de acordo com essa versão, o método onUpgrade será invocado, para que o banco possa ser recriado de acordo com a nova estrutura). Ele é responsável por preparar a estrutura necessária para criação da nossa base de dados e abertura de conexões.
Logo após, temos a definição do método onCreate. Aqui será feita a criação do nosso banco de dados propriamente dito, e devemos, também, popular o banco com as informações necessárias para seu correto funcionamento. No nosso exemplo, estamos apenas criando a tabela, executando o script mostrado na Listagem 3.
Por fim, definimos o método onUpgrade. Por definição, aqui devemos fazer todo o procedimento necessário para as possíveis mudanças de versão, removendo tabelas, adicionando tabelas, colunas etc.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados