Cursos / Informática para Internet / Desenvolvimento Web II / Aula

arrow_back Aula 15 - Incorporando o Banco de Dados em Aplicações JSF - Parte 2

Alterando os managed beans para utilizar o banco de dados pt.2

A Listagem 9 apresenta o código da classe CadastrarMotoristaMBean. Observe, mais uma vez, que as alterações se concentraram nos métodos cadastrar() e getMotoristas().

Listagem 9 - Código da classe CadastrarMotoristaMBean.

Por fim, vamos à Listagem 10, a qual apresenta o código da classe CadastrarOnibusMBean. Observe que as alterações se concentraram nos métodos cadastrar() e getListagem().

Listagem 10 - Código da classe CadastrarOnibusMBean.

Pronto, com essas alterações nos controllers que se resumem a instanciar classes do pacote br.ufrn.imd.dao e utilizar seus métodos de inserção e busca, nossa aplicação JSF está pronta para utilizar o banco de dados “siturb” para armazenar suas informações. Certifique-se que o driver do MySQL (arquivo mysql-connector-java-8.0.11.jar) está instalado na aplicação tanto no Java Build Path como na pasta WEB-INF/lib (se tiver problemas com o seu projeto não localizando o driver MySQL). Após essas alterações, inicie sua aplicação e acesse a URL http://localhost:8080/SITURB/ para ver o resultado.

Assim, chegamos ao fim da nossa aula! Agora você já sabe como criar aplicações web com o framework JSF e utilizar um banco de dados para armazenamento de informações. Que tal pegar aquela ideia e criar um produto comercial?

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados