Cursos / Informática para Internet / Desenvolvimento Web II / Aula
Então, já temos o banco de dados e as tabelas criadas para a nossa aplicação. Precisamos definir as classes para realização de consultas e inserções nessas tabelas. Para isso, criaremos no pacote br.ufrn.imd.dao as seguintes classes: CobradorDao, EmpresaDao, LinhaDao, MotoristaDao e OnibusDao. Todas as classes possuirão métodos para manipular as respectivas entidades no banco de dados SITURB. A classe CobradorDao, apresentada na Listagem 1, possui um método para consultar todos os cobradores (buscarTodosCobradores) e um método para inserir um cobrador (inserirCobrador) no banco de dados.
Observe que estamos usando as APIs do pacote java.sql.* para realização das nossas consultas e inserções nas nossas tabelas. Essas são as APIs fornecidas pela plataforma Java para manipulações em bancos de dados.
Listagem 1 - Código da classe CobradorDao.Passamos para a classe EmpresaDao que é apresentada na Listagem 2. Nessa classe temos dois métodos: um para consultar todas as empresas inseridas (buscarTodasEmpresas) e outro para inserção de uma empresa (inserirEmpresa) na base de dados.
Listagem 2 - Código da classe EmpresaDao.Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados