Cursos / Informática para Internet / Desenvolvimento Web II / Aula

arrow_back Aula 10 - Projeto (Parte 1): Incorporando o Banco de Dados

Utilizar o Banco de Dados

Passo 4: Com o conector MySQL adicionado no seu projeto utilize as técnicas aprendidas na disciplina de Banco de Dados e crie no MySQL um novo banco (schema) chamado “livraria” e em seguida crie uma nova tabela chamada “livros” com as colunas correspondentes, como visto na Figura 3.

Colunas da tabela livros.

Durante o processo de criação da tabela livros você deve ter visto o comando SQL de criação da tabela como o a seguir:

Repare que utilizamos os tipos VARCHAR para os campos de texto com os limites especificados, usamos varchar(20) para o idLivro já que esse campo representa seu ISBN, usamos DECIMAL(10,2) para o “preco” já que esse é um valor monetário relativamente baixo só precisa de um máximo de 10 dígitos e 2 casas decimais. É também uma boa prática utilizar chaves primárias inteiras do tipo INT AUTO_INCREMENT já que esses campos são automaticamente preenchido, entretanto no nosso exemplo vamos utilizar o código ISBN do livro como chave já que o projeto da livraria foi desenvolvido dessa forma.

Passo 5: Revisar com atenção se você fez tudo corretamente antes de iniciar a próxima etapa.

Passo 6: No projeto “livraria” que você está utilizando como base, fazer o seguinte teste para ver se o driver JDBC do MySQL está sendo carregado:

    1. Crie um servlet chamado TesteBD dentro do pacote livraria.servlet com o seguinte código:
    1. Execute o servlet e veja em localhost:8080/livraria/TesteBD que o resultado exibido deve ser “Driver JDBC carregado com sucesso“:
      Resultado exibido.

Passo 7: Utilize seus conhecimentos de banco de dados para adicionar diretamente no banco alguns livros para teste com todos os campos preenchidos. Utilize os seguintes comandos para inserir 2 livros:

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados