Cursos / Informática para Internet / Desenvolvimento Web I / Aula

arrow_back Aula 05 - Introdução e Recursos JavaServer Pages

JavaServer Pages

JavaServer Pages (JSP) é uma tecnologia utilizada para se criar conteúdo web tanto estático como dinâmico. Por conteúdo estático, queremos dizer toda aquela parte do código HTML das páginas de resposta que não mudam de acordo com os parâmetros da requisição ou com o estado do cliente (sessão). São exemplos dessa parte: as imagens, textos e outros conteúdos que são sempre mostrados pelo sistema.

Já o que chamamos de conteúdo dinâmico é a parte das páginas de resposta cujo valor depende dos parâmetros da requisição ou do estado do cliente (sessão). Por exemplo, em um sistema de compras on-line, o conteúdo do carrinho de compras depende da sessão do cliente. Isso porque o que será mostrado é a lista de produtos selecionados pelo usuário, a qual possivelmente foi sendo montada ao longo de várias telas do sistema, correto?

Muito bem! Vamos, então, ao que interessa. Assim como no caso das páginas HTML, o JSP é um arquivo texto que, quando acessado, resultará em uma página web. Os arquivos JSP tem extensão .jsp e podem conter conteúdo estático, geralmente definido por marcadores HTML, e conteúdo a ser gerado dinamicamente, definido por marcadores específicos do JSP.

Veja o exemplo simples de página JSP, de nome aleatorio.jsp, mostrado na Listagem 1. Nesse exemplo, um número aleatório é gerado toda vez que a página é acessada. Note que a maior parte do conteúdo do arquivo é de código HTML. Vamos ver então o que muda. Primeiro, você pode observar um novo tipo de instrução nas linhas 1 e 2. Essa instrução <%@ page %> é chamada de diretiva JSP e seu uso é opcional. Essa diretiva basicamente indica informações sobre o conteúdo do JSP: a linguagem de programação utilizada no JSP é Java, o conteúdo da página a ser gerada é texto HTML (text/html) e a codificação de caractere utilizada é a ISO-8859-1. Falaremos mais sobre diretivas JSP depois.

Listagem 1 - Página JSP (aleatorio.jsp) para geração de números aleatórios.

A outra novidade encontra-se na linha 9. Note o uso do marcador <%= %>. Esse marcador JSP delimita um espaço que deve ser preenchido com uma expressão Java, ou seja, com uma instrução que retorne um valor de qualquer tipo, podendo ser uma String, um número, um booleano, etc. No caso do nosso exemplo, a expressão utilizada é Math.random(), uma instrução Java utilizada para retornar um número aleatório diferente toda vez que ela é executada. Dessa forma, toda vez que a página JSP é acessada pelo usuário, um novo número aleatório é gerado. A Figura 1 mostra diferentes acessos à página JSP, ilustrando o fato de que um número diferente é apresentado toda vez que acessamos novamente a página.

 Página JSP de geração de números aleatórios

Nesse momento, provavelmente ainda não está claro para você quem executa a instrução Math.random(), se é o navegador ou o servidor web. Vamos responder essa pergunta a seguir, mas já podemos adiantar que todo o processamento é feito no lado do servidor!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados