Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Informática para Internet / Desenvolvimento Web I / Aula
Em HTML, você sabe que comentários podem ser escritos, desde que delimitados entre <!-- e -->. Em JSP, comentários podem ser feitos tanto usando os marcadores HTML de comentários como também usando marcadores específicos: <%-- e --%>. Em ambos os casos, o código escrito não irá afetar a tela de resposta do arquivo JSP, mas existe uma diferença sutil. Comentários usando os marcadores JSP não são colocados na página HTML de resposta.
Para entender isso, veja o seguinte exemplo:
<html>
<body>
Olá!
<!-- Esse comentário vai para o navegador Web, -->
<%-- já esse comentário não vai --%>
</body>
</html>
Esse código JSP gera a página mostrada na Figura 6. Se você observar o código-fonte da página recebida pelo navegador web (no navegador web, clique no botão direito para aparecer essa opção), vai visualizar apenas o seguinte:
<html>
<body>
Olá!
<!-- Esse comentário vai para o navegador Web, -->
</body>
</html>
Note que no lugar do comentário JSP (<%-- -->) é mostrada apenas uma linha em branco. O comentário foi suprimido. Esse comportamento é interessante, caso queiramos colocar comentários no código do JSP como, por exemplo, “esta funcionalidade não está robusta, ocorre um erro se informarmos determinado valor como parâmetro” etc. Imagine se um cliente curioso acessar a página, ver seu código-fonte e observar esse tipo de mensagem! Ou então um hacker, que pode explorar esse tipo de informação para derrubar seu sistema!
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados