Cursos / Informática para Internet / Desenvolvimento Web I / Aula

arrow_back Aula 12 - Desenvolvendo uma livraria virtual – Parte 1

Modelagem do negócio III

Listagem 3 - Classe que representa um carrinho de compras virtual

O método remover(), na linha 22, só vai fazer algo caso exista uma entrada no mapeamento para o código do livro passado como parâmetro. Se esse for o caso, basta recuperar o objeto ItemCompra mapeado (linha 24) e decrementar, em uma unidade, a quantidade de livros a ser comprada (método decrementaQuantidade()).

Por fim, caso a quantidade de livros restante a ser comprada seja menor ou igual a zero, isso quer dizer que nenhum livro daquele tipo será comprado. Sendo assim, removemos do mapeamento a entrada relativa a esse livro (linha 27), fazendo com que esse item saia do carrinho de compras.

É interessante destacar alguns outros métodos, como o getItens(), da linha 33, o qual retorna o conteúdo do carrinho de compras, ou seja, todos os itens a serem comprados. Para isso, criamos uma nova lista de objetos ItemCompra e adicionamos nessa lista todo os itens existentes no carrinho de compras. Isso é feito por meio do método addAll(), o qual recebe uma coleção de objetos (conteúdo do carrinho) e adiciona todos esses elementos na lista criada.

Outro método do carrinho de compras é o getTotal(), linha 51, o qual percorre todos os elementos do carrinho de compras e contabiliza o valor total a ser gasto com a compra desses produtos. Para isso, o método leva em conta a quantidade de livros a serem comprados e o preço unitário. A variável total é utilizada como acumulador (linha 55) durante o cálculo do valor total a ser gasto na compra dos livros selecionados.

Por fim, vale a pena também ressaltar que o método limpar(), definido na linha 60, tem como objetivo remover todos os itens selecionados do carrinho de compra. Isso é feito acionando-se o método clear() da interface Map, que vai eliminar todas as entradas existentes no mapeamento.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados