Cursos / Eletrônica / Programação Orientada a Objetos / Aula

arrow_back Aula 15 - Estudos Avançados em Java

Ferramentas

Não há desenvolvimento de software sem os softwares para desenvolvê-los! Vamos a eles. O próprio JDK é o software necessário e indispensável para se desenvolver um programa em Java, pois só precisamos, de forma simplificada, de um editor de textos, do compilador (javac.exe) e da máquina virtual para executá-lo (java.exe). Porém, é impraticável e pouco produtivo usar apenas tais ferramentas para desenvolvimento.

Atualmente, existe uma ampla gama de ferramentas de programação em Java com uma quantidade bem maior de recursos disponíveis. Tais ferramentas são conhecidas como IDEs (IntegratedDevelopmentEnvironment), Ambientes de Desenvolvimento Integrado. Elas trazem uma série de vantagens para os programadores, tais como:

  • executam atividades repetitivas, como compilar todas as classes de um projeto, permitir a criação automática de construtores e métodos set() e get() de classes existentes, geração de código parcial de classes;
  • possibilitam sempre uma visão privilegiada do que está sendo desenvolvido, quais classes possuem erros, os pacotes existentes com as respectivas classes;
  • possuem editores que oferecem uma visualização agradável e que diferencie os elementos sintaticamente diferentes;
  • possibilitam uma rápida localização de bugs, que possa gerar documentação do código.

Dentre essas e várias outras características, destacamos algumas ferramentas para o desenvolvimento em Java, as quais estão disponíveis gratuitamente para o seu uso.

  • Eclipse – <www.eclipse.org>
  • Projeto mantido por várias empresas e encabeçado pela IBM, que, entre 1999 e 2001, desenvolveu de forma fechada a ferramenta, porém, quando já se encontrava estável e com sua estrutura consolidada, tornou a IDE Eclipse disponível para a comunidade de software livre.

    Sua estrutura é baseada em plugins (componentes que se interligam ao módulo principal da ferramenta), os quais possibilitam um ajuste perfeito às necessidades do desenvolvedor, seja ele um projeto desktop, web ou mesmo para dispositivos móveis.

  • NetBeans - <www.netbeans.org>
  • A Sun conquistou espaços entre as principais IDEs com essa ferramenta após ter realizada algumas tentativas. O NetBeans veio com um conceito voltado desde o início para a comunidade de software livre e com características originais.

    No princípio, tínhamos o NetBeans como ferramenta de desenvolvimento web e o Eclipse como desenvolvimento desktop, porém, com o avanço das duas IDEs, hoje a escolha é baseada no suporte a tecnologias específicas e, principalmente, no estilo ou perfil do desenvolvedor.

  • JEdit - <www.jedit.org/>
  • Ferramenta simples para edição e compilação de código Java. É uma alternativa a editores de texto comuns não reconhecedores da sintaxe Java.

    Bem, chegamos ao final de nossa aula. É importante que você saiba que o surgimento e evolução de técnicas (tais como, orientação a objetos), tecnologias e ferramentas de programação ao longo dos últimos anos têm trazido grandes benefícios e produtividade para o desenvolvimento dos sistemas atuais. Entretanto, nunca fomos tão exigidos! De forma que não podemos relaxar quanto a nos mantermos atualizados e sempre dispostos e motivados a aprender novas técnicas e tecnologias, rever nossas práticas e aumentarmos nossa eficiência. Nunca os clientes pediram tanto e em tão pouco tempo para os engenheiros de software!

    Bem, eis um novo mundo para você! Siga viagem, se aventure! E saiba que todo esforço sempre será recompensado, pois existe e continuarão a existir ao longo dos próximos anos inúmeras oportunidades para aqueles que desejam trabalhar com desenvolvimento de software. Boa Viagem!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados