Cursos / Eletrônica / Programação Orientada a Objetos / Aula

arrow_back Aula 15 - Estudos Avançados em Java

Programação e Modelagem OO

As classes são elementos fundamentais da linguagem Java, as quais definem tanto atributos (dados) quanto métodos (operações) que atuam sobre tais atributos e/ou seus parâmetros. Na programação em Java, é uma rotina criar e utilizar suas próprias classes. Em alguns casos, é comum também reusar classes que são definidas para um sistema, em um outro sistema que precise das mesmas funcionalidades.

Ao longo do curso, vimos também que está disponível para os projetistas e programadores Java a criação e a utilização de interfaces, que são declarações de métodos e atributos, os quais obrigam as classes que as implementam a definir a sua implementação para esses métodos. Fazer uso de interfaces não é trivial e requer um grau de maturidade considerável no projeto de sistemas.

Criando um Mapa para Guiar os Estudos

Partindo da visão de que a imensa maioria dos desenvolvedores Java tende a programar sistemas Web ou desktop, vamos construir um modelo que irá indicar os caminhos por onde o programador iniciante Java terá que passar para poder explorar com propriedade os recursos que essa linguagem oferece. O fluxo abaixo indica sugestões para o estudo da programação OO com a linguagem Java.

Quadro geral de tecnologias Java

Mais à frente, serão indicadas fontes de pesquisa onde será possível encontrar materiais sobre todas as tecnologias mencionadas. O quadro da Figura 1 indica agrupamentos de tecnologias Java com os mesmos fins, porém, poderemos visualizar em detalhes o que a plataforma Java Standard Edition (JSE) pode nos oferecer, observando a Figura 2. Esse quadro foi retirado do site oficial da Sun Microsystems e compõe sua documentação.

 Quadro detalhado de tecnologias Java Standard Edition

Depois de dominar os conhecimentos essenciais deste curso, o próximo passo é escolher um caminho e seguir em frente. Dentre eles, veremos dois caminhos comuns a serem seguidos: (i) desenvolvimento de aplicações para desktop; e (ii) desenvolvimento de aplicações web.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados