Cursos / Eletrônica / Programação Estruturada / Aula
Anteriormente, apresentei o comando if-else, o qual pode ser utilizado para resolver problemas de seleção. Porém, em alguns casos, o uso desse comando, quando encadeado, torna a escrita e a compreensão do código mais trabalhosa. Por exemplo, considere a função apresentada no slide (Figura 1) que retorna o nome do dia da semana passado como número. Lembre-se que em JavaScript os dias da semana são representados como números no intervalo que vai de 0 (para o domingo) até 6 (para o sábado). Nessa função, comparamos o valor recebido primeiramente com 0. Em caso afirmativo, atribuímos o texto "Domingo" à resposta. Caso contrário, comparamos o valor recebido com 1. Em caso afirmativo, atribuímos o texto "Segunda-feira" à resposta. Caso o valor recebido não seja 1, continuamos encadeando if’s até chegarmos na comparação com o 6.
O comando switch facilita a escrita de trechos de programa como este em que a seleção deve ser feita entre várias alternativas. O switch é chamado de comando interno de seleção múltipla, ele compara o valor de uma expressão com uma lista de valores. No slide (Figura 2), podemos ver a estrutura geral desse comando, o qual funciona da seguinte maneira: a expressão passada para o comando é avaliada uma vez. Esse valor é comparado, em ordem, com os valores das constantes especificadas nos comandos case. Quando ocorrer uma condição em que a expressão é igual, a sequência de comandos associada ao case em questão será executada até chegar ao comando break, que para a execução do case em questão e salta para a próxima linha de código após o bloco do switch. O comando default será apenas executado se nenhum valor for igual ao valor da expressão passada para o comando. O comando default é opcional. Se ele não existir, nenhuma ação será realizada caso todos os testes falhem.
Vamos ver como fica a mesma função usando o switch?
Nesse exemplo (ver Código 2), usaremos novamente uma página muito simples em que temos apenas um parágrafo cujo identificador é "resultado" e escreveremos nesse resultado, ok? Você aprendeu na aula sobre datas que a primeira vez que o homem pisou na lua foi no dia 20 de julho de 1969, era um domingo. Usaremos esse dia histórico no nosso exemplo.
Código 2 - 09_11 Dia da Semana com switch.htmlTemos a criação de uma variável data com os campos do ano de 1969. O mês de julho é o mês 06, lembre-se que em JavaScript a numeração dos meses começa em 0, então 0 é janeiro, logo julho vai ser o mês 6 e o dia 20. Pegamos o dia dessa data, usando o método getDay, em seguida passamos esse dia, ou melhor, esse número que corresponde ao dia da semana dessa data. Passaremos para a função dia_da_semana, que vai retornar o texto em português, com o nome em português daquele dia da semana. E essa função, que é o que nos interessa, foi declarada usando o switch. Veja a Figura 3.
Ela recebe o número associado ao argumento dia e faz um switch no valor dessa variável chamada dia. Temos o case se o valor for 0, diz que a resposta é "Domingo" e temos que dar o break para sair do bloco do switch. Caso seja 1, é "Segunda-feira", caso seja 2, é "Terça-feira" e assim por diante até chegar no 6, que é o "Sábado", na linha 28, depois temos o break, e, por fim, nas linhas 30 e 31, um caso default. Então se o valor passado não for 0, 1, 2, 3, 4, 5 ou 6, cairemos no valor default e a resposta que será retornada é "Dia Inválido". Veja a Figura 4.
Como já foi dito, esse dia histórico aconteceu no Domingo e, ao carregar a página HTML, de fato, o texto que aparece é "Domingo", conforme esperado, como exposto na Figura 5.
Agora, iremos à linha 4 e passaremos o valor 9, por exemplo. Mas, no nosso exemplo, o switch só faz case de 0 a 6, então o que é que acontece ao passar esse valor? O resultado será "Dia Inválido", como exposto na Figura 6, porque ele comparou esse valor com 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, e ele não é igual a nenhum desses valores, então ele caiu no valor default.
Por fim, veremos o que acontece se retirarmos o caso default. Apagaremos as linhas 30 e 31 e passaremos o valor 9, como foi feito na linha 4. A função vai comparar esse valor com 0, 1, 2 3, 4, 5, 6, e será diferente em todos os casos. Não teremos um caso default, e o comando switch não fará absolutamente nada.
Como a resposta começou com o valor vazio na linha 7, vai ser retornado à string vazia. Se formos para a página HTML, nada será exibido, porque a função retorna a string vazia, como apresentado na Figura 7.
Mais um detalhe que eu queria mostrar nesse exemplo é o caso em que mais de um case compartilha o mesmo trecho de código. Manteremos a versão original colocando o dia na chamada da função dia_da_semana e teremos o switch que dirá qual foi o dia da semana em português, se aquele valor corresponde, e criaremos um novo switch que faz o seguinte: para os case 0 e case 6, ele executa a linha de código: resposta = resposta + ". Fim de Semana". Então 0 é o "Domingo" e 6 é o "Sábado". Ele vai colocar ao final do texto concatenado à resposta que nós já começamos a criar no switch anterior o texto "Fim de Semana" Caso contrário, se for case 1, 2, 3, 4, 5, veremos que será acrescentada à resposta o texto "Dia Útil".
Faça o teste e verifique se o Domingo aparece como fim de semana. Você pode também voltar e colocar um dia da semana, coloque o 5, por exemplo, que é uma sexta-feira. O resultado deverá ser: "Sexta-feira. Dia Útil". Nesse exemplo, tivemos um switch normal, mas também temos um switch em que vários cases compartilham do mesmo código, como o que acontece nas linhas 34 e 35, exposto na Figura 8.
O comando switch possui algumas peculiaridades que merecem a nossa atenção. Primeiro, quando o JavaScript alcança o comando break, ele sai do bloco do switch. Isso interromperá a execução dentro do bloco. Note que não é necessário usar o break no último caso do bloco, pois ele termina lá de qualquer maneira. Além disso, se você omitir a instrução break, o próximo caso será executado mesmo que a avaliação não seja correspondente. Veja a Figura 9.
No nosso exemplo, se esquecermos de colocar o break no caso 0, como vemos no slide (Figura 10), a página exibirá o texto "Segunda-feira". Isso porque, como esquecemos o break, a atribuição da linha 12 será executada e apenas o break da linha 13 fará com que a execução saia do bloco switch.
Outro ponto interessante é que o caso default não precisa ser o último. No entanto, caso ele não seja o último, como podemos ver no slide (Figura 11), você deverá usar o break da mesma maneira que precisa usar nos outros casos.
Além disso, casos diferentes podem compartilhar o mesmo trecho de código. No exemplo (Figura 12), os casos 0 e 6 compartilham o mesmo bloco de código, ou seja, a atribuição da linha 37. Por outro lado, os casos 1, 2, 3, 4 e 5 compartilham outro bloco de código, ou seja, a atribuição da linha 44.
Você deve estar se perguntando o que acontece se o valor for igual em mais de um caso. Nessa situação, apenas o primeiro caso será selecionado. Veja no slide (Figura 13) que, se tivermos dois casos com o valor 0, apenas o primeiro caso é selecionado. Dessa forma, apenas a atribuição da linha 10 foi executada e o texto "Domingo" foi exibido na página. Note que a atribuição da linha 13 NÃO foi executada. E lembre-se, se nenhum caso tiver o valor igual ao da expressão passada, o caso default será executado. Se ele não existir, o comando switch terminará sem fazer nada.
Por fim, é muito importante saber que JavaScript usa a comparação estrita, ou seja ===, entre o valor da expressão e os valores dos casos. Você deve lembrar que essa comparação apenas é verdade quando o valor e o tipo das expressões são iguais. Por exemplo, a comparação do texto "0" com o número 0 usando a comparação normal, ou seja, "0" == 0, retorna true. No entanto, a função apresentada no slide (Código 3) faz a declaração de uma variável chamada dia, cujo valor é o texto "0" e retorna o texto "Outro dia". Note que esse é o valor atribuído à saída no caso default e não no caso 0, pois a comparação estrita "0" === 0 retorna false porque as expressões têm tipos diferentes, String e Número.
Código 3 - 09_12 Comparação Estrita do Switch.html e 09_12 Comparação Estrita do Switch.jsEncerramos esta aula por aqui. Nela, você conheceu os comandos de seleção if e switch. Você deve ter notado que eles são ligeiramente diferentes: o switch testa igualdade, enquanto o if testa uma determinada condição lógica, ou seja, uma expressão que pode assumir valor verdadeiro ou falso.
Você deve ter observado também que o comando if pode vir associado ao else, no caso de duas situações complementares (quando uma for verdadeira, a outra é falsa e vice-versa). Além disso, comandos if-else podem ser encadeados para melhorar a legibilidade. No entanto, note que em uma série de comandos if todas as condições serão verificadas mesmo se uma correspondência tiver sido encontrada. Dessa forma, para algumas situações como a que apresentamos no início da aula, onde tínhamos dois blocos if em sequência comparando a nota m com o valor 7, o desempenho desse método é mais lento que o do switch.
Mais uma vez, deixaremos uma lista de atividades. É muito importante praticar bastante o uso dos comandos de seleção, pois eles são fundamentais na programação. Não deixe de fazê-los. Até a próxima aula, tchau!
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados