Cursos / Eletrônica / Introdução às Tecnologias da Informação / Aula
Essa é a plataforma de webconferência da Google e foi desenvolvida para integrar e substituir três serviços de mensagens da empresa: Google Talk, Google+ Messenger e Hangouts. Com vistas no mercado de telefonia, além de permitir chamadas telefônicas, o serviço possibilita o envio de mensagens SMS e MMS nas versões para dispositivos móveis.
Como os outros serviços da Google, para acessar o Hangouts basta ter uma conta da empresa. O acesso ao serviço pode ser por, pelo menos, três meios: i) menu de aplicativos da Google; ii) Chat na barra lateral do Gmail e iii) Pelo site: hangouts.google.com.
Conforme o que você estudou até aqui, certamente não terá dificuldades de encontrar as primeiras opções. Optaremos por acessar pela terceira maneira, então, caso esteja logado em sua conta, acesse a seguinte tela:
O menu do Hangouts está ao lado direito e é exibido na vertical. Assim, no menu você tem acesso aos seus contatos, conversas em chat (lembre-se que ele é integrado ao bate-papo do Gmail!), chamadas telefônicas e ainda pode convidar seus contatos para participar da sua rede do Hangouts. A seguir, estão as opções de download do programa e instalação em dispositivos móveis com Android e iOS. Na última opção, encontra-se o acesso às configurações e ao suporte do serviço.
Você perceberá que as funções mais usadas estão com atalho pelos ícones: contatos ; conversas e chamadas telefônicas .
Para iniciar uma webconferência ou videochamada, como o Hangouts denomina, você precisa:
Como também é suportado por browsers, semelhante ao Appear.in, o Hangouts ainda possui a opção de convidar pessoas ao acesso da conferência por meio de um link. Entretanto, para participar da reunião virtual, os outros usuários, como qualquer pessoa que tenha o link da sala, precisarão fazer login com a conta Google.
Para enviar o endereço web de acesso à sua webconferência, conforme a Figura 17, você deve:
No ano de 2017 foi divulgado o Google Duo, o qual promete chamadas de vídeos de smartphones com maior estabilidade, sem congelar a imagem ou travar a emissão de áudio. Essa solução pretende concorrer diretamente com os aplicativos de mensagens instantâneas WhatsApp e Telegram, os quais também oferecem serviços de videochamadas pela internet a partir de smartphones. Essas ferramentas, embora permitam webconferências, são limitadas a duas pessoas.
Esse é mais um recurso da Google criado para facilitar nosso dia a dia no que diz respeito a serviços para e na internet. Por isso, decidimos explorar as ferramentas disponibilizadas por essa gigante da área de TI!
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados