Cursos / Eletrônica / Lógica de Programação / Aula
Quer saber o que foi dito ao computador? Para conseguir entender o código binário, você poderá acessar aqui e encontrar um tradutor capaz de convertê-lo para língua portuguesa.
A essa altura você já deve estar curioso para saber como conversar com o seu computador e dar-lhe as primeiras instruções, certo? Então, agora você conhecerá a língua utilizada pelos computadores. Lembre-se de que o computador é eficiente em fazer tarefas, mas, para isso, você deve lhe dizer que tarefas são essas, informando, na língua dele, cada passo a ser realizado.
A linguagem nativa dos computadores é a binária, a qual provavelmente você deve ter visto na disciplina Introdução às Tecnologias da Informação. Por meio dessa linguagem, eles entendem somente zeros e uns. Confesso que eu considero que seria bem difícil aprender a se comunicar com os computadores utilizando apenas zeros e uns, mas não se preocupe, pois você poderá utilizar uma Linguagem de Programação para definir os comandos que deseja dar a essas máquinas.
Quando você utiliza uma Linguagem de Programação, os comandos que você escreve nela são convertidos para o código binário correspondente. Com esse procedimento, os computadores receberão as suas instruções na língua que eles entendem, ou seja, em binário. Esse processo de converter uma linguagem de programação em código binário é denominado compilação.
Você deve estar se perguntando agora: “Todas as Linguagens de Programação são compiladas?”. A resposta para essa pergunta é: não! Algumas Linguagens de Programação têm os seus comandos convertidos para o código binário através de um interpretador. Nesses casos, os comandos escritos por você são convertidos em código binário apenas no momento de sua utilização. Na compilação é necessário converter os comandos para o código binário previamente. Resumindo, então, há as Linguagens de Programação que são interpretadas e há as que são compiladas.
Além dessa distinção, podemos identificar dois tipos de Linguagens de Programação: o de Alto nível e o de Baixo nível.
O que isso significa?
Veja os exemplos abaixo, os quais apresentam o programa “Olá Mundo” em duas linguagens: uma de Alto Nível e outra de Baixo Nível:
Na linguagem Potigol (Alto Nível):
Para utilizar essa linguagem não é necessário conhecer características específicas do processador, como instruções e registradores. Embora a Linguagem de Alto Nível seja mais compreensível, ela necessita ser precisa e sem ambiguidade. Há Linguagens de Alto Nível que são compiladas e há as que são interpretadas.
Na linguagem Assembly (baixo nível):
As linguagens Assembly são diretamente relacionadas às características do processador ao qual se destinam. Quando um programa é criado com essas linguagens, o programador necessita conhecer diversos detalhes do processador, como os registradores e os comandos de operação. Um programa, chamado Montador (Assembler), transforma em código de máquina, isto é, em binário, as instruções escritas na Linguagem de Baixo Nível.
Entre os dois exemplos apresentados, a Linguagem Potigol pareceu muito mais amigável para você, não foi mesmo? Claro, um dos objetivos principais dessa linguagem é facilitar a vida do programador que, neste caso, é você. Já o objetivo do Assembly, que é uma Linguagem de Baixo Nível, é se comunicar melhor com a máquina.
As Linguagens de Programação são para os computadores o mesmo que os idiomas são para nós humanos. Nós somos capazes de falar os idiomas português, inglês ou qualquer outro, já os computadores são capazes de falar em Assembly, Java, Potigol, Python, etc.
A essa altura você já deve conhecer um pouco do idioma inglês, inclusive você cursou a disciplina Inglês Técnico I e deve ter percebido que ele não é igual ao português, mas, ainda assim, usamos diversas palavras em inglês no dia a dia. Isto é, cada idioma possui estrutura e palavras próprias. Isso não é diferente com as linguagens de programação: cada uma delas também possui uma estrutura própria e suas palavras. A essa estrutura damos o nome de sintaxe.
Veja agora alguns pequenos trechos de código em algumas das linguagens mais populares:
Exemplo com linguagem Java
Exemplo com linguagem C
Exemplo com linguagem Potigol
Você reparou como são diferentes essas linguagens de programação? Esses trechos de código realizam a mesma ação: imprimem uma mensagem na tela. Os exemplos apresentados são apenas para lhe mostrar que existem diferenças entre as diversas linguagens existentes.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados