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Acredito que, em certas ocasiões, a sua reação ao ler, ouvir ou ver alguma coisa foi falar a seguinte frase: “Isso não tem lógica!”, ou, então: “Isso não é lógico!” Em que você se baseou para fazer tais afirmações? Essas duas expressões lhe fazem pensar que a conclusão é indevida, portanto, o sentido deveria ser outro. É possível, também, que estejam indicando que o conhecimento sobre alguma coisa, sobre alguém ou sobre um fato não seja suficiente para você entender o que está ouvindo, vendo ou lendo. Ou seja, você utiliza a palavra lógica em seu dia a dia, para fazer afirmações e suposições de vários tipos e para tirar conclusões sobre determinados acontecimentos o tempo todo. Mas você pode perceber a importância da lógica em nossa vida não só na teoria, como também na prática, já que, para pensar, falar, escrever ou agir corretamente, precisa utilizá-la. Veja o exemplo abaixo:
Percebeu que para a realização das ações feitas pelo personagem foi necessário seguir uma sequência lógica? Ou seja, a gaveta está fechada, mas a caneta está dentro dela, então foi necessário primeiro abrir a gaveta para depois pegar a caneta.
“Mas por que é importante saber Lógica, se o que eu quero é aprender a programar?” Não basta apenas saber programar, se você sempre fica confuso e enrolado nos códigos. Não basta aprender uma Linguagem de Programação e em seguida decorar todos os comandos. É necessário entender o que você pretende fazer. A lógica ajuda não só a programar, mas a encontrar erros, a pensar como você deverá enviar um comando, etc.
Vamos fazer um teste de lógica? Observe a imagem abaixo e descubra o erro. Mais especificamente, observe os dois homens que estão girando a moenda e o homem de blusa azul que está sentado colocando a cana de açúcar.
Agora, imagine que o pintor é um programador, cuja tarefa seja retratar o engenho manual de uma máquina de moer cana. Podemos dizer que ele atentou para a estrutura da máquina, mas não se ateve ao seu funcionamento. Ou seja, se você comparar a máquina a um programa, seria equivalente a estar com a sintaxe do código correta e mesmo assim o programa não funcionar, devido a sua sequência lógica.
A descoberta desse erro lógico na aquarela do pintor francês Jean-Baptiste Debret foi feita por um aluno do curso de Engenharia Mecânica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, ao folhear um jornal que divulgava uma mostra do pintor. Para mais detalhes acesse aqui.
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